top of page
Captura de Tela 2024-01-20 às 17.52.13.png

Perfil Evitativo

​Abaixo está a descrição do perfil. Se você se identificar com a maioria das suas características, logo após você vai encontrar os suplementos que mais podem lhe trazer benefícios.

 

Pessoa ansiosa, fiel e precavida

Quem tem o perfil evitativo se destaca pela capacidade de identificar os problemas e riscos do mundo real, e também pela habilidade de tomar as precauções necessárias.

Por terem seus pensamentos voltados para as situações do futuro, os evitativos sofrem por antecipação. Por outro lado, também são capazes de identificar e se preparar para possíveis dificuldades que tenham que enfrentar.

A cautela é uma característica vantajosa, mas nos evitativos é frequente estar associada a níveis altos de medo. Essa combinação pode inibir demais o comportamento e gerar um excesso de apreensão.

Frequentemente as pessoas de perfil evitativo temem não ser fortes o suficiente para enfrentar os desafios impostos pelo ambiente porque o julgam perigoso. Como consequência, fecham-se para novas oportunidades que envolvam algum risco e preferem investir sua energia em manter o que têm.

Os evitativos se consideram vulneráveis, tendem a achar que sofrerão menos se deixarem de se expor a situações novas.

Não raro, preferem se acomodar em uma situação não tão boa (como um emprego ruim ou uma relação desgastada) apenas pelo medo de que o novo possa ser ainda pior.

Frente a novidades, tendem a antecipar o que pode dar errado ao invés de procurar se divertir e conquistar coisas boas. Essa forma de ser e perceber o mundo provoca sentimentos de medo, angústia, insegurança, dúvidas ou apreensão.

Se por um lado as pessoas de perfil evitativo assumem uma postura mais reservada e comedida, por outro não costumam ter problemas decorrentes de atitudes impulsivas e impensadas.

Muitos acreditam que algo ruim está por acontecer. O medo de perder todo o seu dinheiro e ficar desamparado não é raro. Por isso, alguns são excessivamente controlados em seus gastos, inclusive com privações na qualidade de vida.

Dificilmente são pegos de surpresa por problemas financeiros: seguem planejamentos e têm reservas para imprevistos.

Preocupações excessivas com violência urbana e com doenças também podem gerar sofrimento, determinando a adoção de atitudes preventivas, às vezes exageradas.

 

No trabalho

Os trabalhos que mais se ajustam às pessoas de perfil evitativo exigem regularidade, responsabilidade, pontualidade e boa detecção de falhas e problemas.

Sua ótima percepção de riscos faz com que tenham maior vantagem quando o ambiente está por entrar em crise, adotando medidas conservadoras. Costumam se destacar mais pela capacidade executiva e protetora do que pela capacidade criativa.

Habitualmente as pessoas com esse perfil se mantêm em uma mesma área de atuação ao longo da vida e, quando trocam de atividade ou emprego, tendem a buscar áreas afins às que já estão acostumadas.

Aqueles que fazem faculdade também tendem a manter uma constância, variando pouco da opção inicial de curso. A maioria dos evitativos prefere um aprendizado formal, não se considerando bons autodidatas.

Pessoas com esse perfil são muito prestativas para as tarefas que beneficiam o coletivo. Algumas têm a tendência a se dedicar demais para os outros, particularmente membros da família, podendo atrapalhar sua evolução profissional.

Em alguns casos, acabam se deixando explorar. Podem ser muito produtivas em trabalhos voluntários e profissões voltadas para ajudar e cuidar, que geralmente os gratificam bastante.

Estilo de vida

Quanto a hobbies, em geral se consideram pouco talentosos para áreas como a música e a poesia. Tendem a preferir atividades menos agitadas, como assistir televisão ou ir ao cinema.

Têm pouco interesse por esportes, especialmente os radicais. Quando se exercitam, preferem fazê-lo com menos riscos.

No trânsito, são prudentes, com poucas infrações ou multas. A maioria não fuma e raramente usam drogas ilícitas.

Em relação à aparência, gostam de um estilo discreto de vestir. Raramente fazem tatuagem, usam piercings, mudam o corte de cabelo ou se submetem a cirurgias plásticas por motivos estéticos.

Em resumo, seu estilo e suas escolhas tendem a ser mais conservadoras, tradicionais e discretas.

Relações pessoais

Nas relações pessoais são fiéis e companheiros, mas há o risco de serem controladores. Podem ter dificuldades para estabelecer vínculos afetivos, mas depois que os fazem, em geral são duradouros. Esse é um perfil de muitas pessoas devotadas, cuidadosas e dedicadas ao outro.

Muitas vezes esse padrão tem origem na superproteção exercida por cuidadores ansiosos durante a infância ou em experiências traumáticas no passado. Não é raro que pessoas com o perfil evitativo tenham apresentado ansiedade de separação dos pais.

Mesmo na idade adulta, muitos mantêm algum grau de temor quanto a serem abandonados por aqueles que amam e lhes são importantes, o que gera preocupação e até um comportamento sufocante em alguns casos.

Aqueles que sabem dosar esse temor, reconhecem a importância das relações com atitudes de valorização dos outros e consolidação de fortes vínculos afetivos em um ambiente de respeito.

O medo de ser enganado também é comum em pessoas com esse perfil. Isso pode prejudicar uma maior intimidade com outras pessoas por ficarem procurando segundas intenções nos movimentos de aproximação feitos por elas.

No entanto, raramente se deixam envolver por pessoas que realmente estejam querendo levar alguma vantagem sobre eles.

Sentimentos de frustração podem aparecer pela dificuldade de expor e lutar por suas vontades. Também pela insegurança, alguns têm o hábito de se comparar bastante com as outras pessoas.

Em geral têm um comportamento sexual discreto e reservado, com poucos parceiros sexuais ao longo da vida. A traição é incomum. São capazes de desenvolver vínculos estáveis e duradouros, tendo um histórico de poucos namoros e casamentos.

O que podem melhorar

Como as experiências negativas tendem a ficar fortemente marcadas na memória dos evitativos, elas adquirem um valor maior do que o necessário.

Assim, acabam por ser relembradas como traumáticas demais, gerando excessos no comportamento defensivo.

A lapidação das suas características disfuncionais, em especial o medo e a ansiedade, pode trazer muitos benefícios. Várias técnicas e ferramentas para esse fim estão disponíveis no app Cíngulo de autoconhecimento guiado.

Uma característica favorável dos evitativos é serem habitualmente receptivos à ideia de se aprimorar. Também são bastante disciplinados no processo de autodesenvolvimento pessoal.

Suplementos indicados 
 

As fórmulas Endura, Zananda e Verve eu recomendo para todos os perfis, mas você também pode escolher os que mais se encaixam com as suas necessidades. Não é comum haver efeitos adversos e não há riscos significativos com essas fórmulas. 

Seus efeitos em melhorar a saúde são mais notáveis em quem:

- tem 45 anos ou mais

- tem ou já teve algum transtorno mental (ansiedade, depressão, burnout...)

- está passando por estresse atualmente

ENDURA

Juba de leão 400 mg

Cordiceps sinensis 100 mg

Como tomar: começar com 1 cápsula de manhã por 1 semana e depois passar para 2 cápsulas de manhã (é raro acontecer, mas se atrapalhar o sono, voltar para 1 cápsula por dia).

Tempo para fazer efeito: em poucos dias já se percebe melhora, mas leva 6-8 semanas para chegar no efeito máximo

 

Benefícios esperados

A Juba de leão é considerado o mais eficaz agente neurotrófico (fortalecimento de neurônios), o que auxilia na atenção, na memória (inclusive recuperação cognitiva de pessoas que tiveram lesões cerebrais ou depressão prolongada) e melhora o humor, além tornar a microbiota intestinal mais rica e saudável. 

Abaixo uma figura mostrando neurônios sem (à esquerda) com a juba de leão (à direita) mostrando robustos efeitos neurotróficos.

O Cordiceps sinensis promove energia e resistência, melhora a imunidade e retarda o envelhecimento. 

Essa combinação favorece o desempenho de qualidade ao longo do dia inteiro e seus efeitos são cumulativos. 

 

ZANANDA

Ashwagandha KSM-66 300 mg (extrato padronizado)

Relora 200 mg

Como tomar: 1 a 2 cápsulas à noite.

Tempo para fazer efeito: em poucos dias já se percebe melhora, mas leva 6-8 semanas para chegar no efeito máximo

 

Benefícios esperados

A Ashwagandha é um dos melhores e mais bem estabelecidos suplementos para resiliência, vitalidade e, principalmente, sono de qualidade, além de reduzir ansiedade. Sugiro o extrato KSM-66 para resultados mais consistentes.

O Relora é voltado à redução da ansiedade, fadiga, insônia e compulsão alimentar por estresse, além de previnir neuroinflamação e regular o metabolismo.

Tomada à noite, essa combinação ajuda o organismo a reestabelecer o seu equilíbrio físico e mental, otimizando seus recursos energéticos para o dia seguinte.  

 

VERVE

Curcuveil 100 mg

Magnésio treonato 150 mg

Picnogenol 150 mg

Zinco quelado 15 mg

 

Como tomar: 1 cápsula por dia (manhã ou noite)

Tempo para fazer efeito: em poucos dias já se percebe melhora, mas leva 6-8 semanas para chegar no efeito máximo

 

Benefícios esperados

A potência terapêutica dessa combinação se deve:

  • ao extrato biotimizado de Cúrcuma, que é um dos grandes adaptógenos (anti-estresse) e tem excelente absorção (Curcuveil)

  • ao magnésio que mais entra no cérebro (treonato), sendo que a maioria de nós tem carência de magnésio

  • ao picnogenol, que é um extrato que melhora cognição, circulação, viscosidade de pele e função sexual

  • ao zinco, um mineral fundamental para humor, além de melhorar a saúde da pele e a imunidade.

  • todos eles são neuroprotetores por mecanismos diferentes

  • são muito seguros e bem tolerados.

Suplemento específico para o perfil Evitativo

ZENITY  

Lavanda 150 mg

Passiflora 100 mg

Teanina 100 mg

Como tomar: 1 a 2 cápsulas à noite. 

 

Tempo para fazer efeito: em 1 ou 2 dias já se percebe melhora, mas leva 2-4 semanas para chegar no efeito máximo. Pode valer a pena dobrar a dose à noite para experimentar.   

Benefícios esperados

A combinação de Lavanda, Passiflora e Teanina oferece uma abordagem natural para o alívio da ansiedade e do estresse, além de promover um sono melhor. A Lavanda é valorizada por suas propriedades calmantes e por melhorar a qualidade do sono. A Passiflora produz um relaxamento profundo, sendo eficaz contra a ansiedade e a insônia. Por outro lado, a Teanina ajuda a reduzir a tensão ao mesmo tempo em que melhora a concentração e bem-estar.

Juntas, estas substâncias criam um efeito complementar e sinérgico ao atuarem por mecanismos diferentes. Todos são muito seguros e bem tolerados.

 

ONDE COMPRAR
A farmácia TAVE é a que indico (e onde compro os meus suplementos) porque eles já fazem essas formulações combinadas (basta encomendar). E também porque é a melhor combinação de qualidade, preço e experiência do cliente que encontrei até agora.

Eles enviam para todo o Brasil, o atendimento flui bem e eu confio com base no que conheci deles e também na resposta dos meus pacientes (e minha). O WhatsApp da TAVE é 11 99551-2960.

 

Mas fique à vontade para comprar onde quiser. Por isso coloquei a formulação especificada.

 

Recomendação: se couber no orçamento, pedir 3 meses de tratamento facilita o frete e poupa tempo e dinheiro (+20% de desconto total).

AVISOS FINAIS

Apesar desses suplementos terem já uma boa base de evidência científica e de tempo de uso clínico, nenhuma abordagem tem garantia de eficácia e nem é totalmente isenta de riscos. Aos contrário de muitas medicações alopáticas que tendem a amortecer os sentimentos, os suplementos ajudam o organismo a se regular e se equilibrar. No entanto, para muitos casos, principalmente os de maior gravidade, as medicações alopáticas (antidepressivos, estabilizadores de humor e antipsicóticos) são bastante úteis e até necessárias, e para isso é necessário fazer o acompanhamento com psiquiatra. 

Nos casos de gestação, é recomendada a suspensão dos suplementos. 

bottom of page