top of page

Perfil Irritável

​Abaixo está a descrição do perfil. Se você se identificar com a maioria das suas características, logo após você vai encontrar os suplementos que mais podem lhe trazer benefícios.

 

Pessoa direta, impaciente e sincera

Quem tem o perfil irritável é uma pessoa direta, objetiva e sincera. Não mede esforços para conseguir o que quer.

A pressa, a impaciência e a desconfiança são características marcantes da personalidade irritável. Apresenta um padrão de pensamento e comportamento do tipo “8 ou 80”.

Os irritáveis têm a tendência de serem mais sensíveis a críticas, as quais costumam ser dirigidas à sua personalidade dominadora.

Em geral, fazem questão que as coisas sejam do seu jeito, mesmo que para isso tenham de ser impositivos.

Comportamentos como fumar, beber, comer (mais doces) e comprar em excesso são comuns na busca do equilíbrio após situações de estresse e frustração. Frequentemente a prática desses excessos costuma ser seguida de culpa e remorso.

Os irritáveis têm ideias bem fundamentadas e convictas. Ao mesmo tempo, quando as evidências ou os resultados reais vão contra essas ideias, sua rigidez e teimosia se tornam aparentes.

Nos casos extremos, têm uma ideia fixa que nem o melhor dos argumentos é capaz de demover.

Em geral, conseguem ver os aspectos positivos, mas não deixam de observar os aspectos duros da realidade, o que pode incomodar as pessoas mais leves e otimistas.

Habitualmente pensam mais no presente e num futuro próximo do que num futuro mais distante ou no passado.

Na maioria das vezes, quem tem a personalidade irritável percebe e interpreta as situações cotidianas de maneira correta.

No entanto, facilmente pensam que estão tentando levar vantagem sobre eles ou que estão sendo desrespeitados. Então, abruptamente surge um intenso sentimento de raiva e ficam hostis.

Esse estilo faz com que demorem um pouco para abrir a guarda na presença de desconhecidos. Também podem deixar passar boas oportunidades por temerem que os outros tenham segundas intenções em suas propostas.

Um lado bom desse perfil é que, mesmo que de forma turbulenta, os irritáveis fazem com que seus direitos sejam respeitados e dificilmente são explorados.

Quanto aos problemas do dia a dia, confiam em suas capacidades e bom senso, com boa habilidade para resolver as questões do cotidiano de maneira independente.

Têm boa disciplina e capacidade para concluir as tarefas a que se propõem, mantendo-se firmes até nas mais entediantes e cansativas quando percebem que são importantes. Ou seja, não são de se entregar ou de desistir de seus objetivos.

Em geral, só depois dos 50 anos de idade a raiva e as expectativas exageradas tendem a diminuir, tornando-se pessoas mais calmas.

 

No trabalho

Nas questões relacionadas ao trabalho, quem tem a personalidade irritável é obstinado e persistente, com melhor adaptação a ambientes nos quais se mantêm certa distância ou autonomia das outras pessoas.

Costumam se adaptar bem a funções de comando ou a situações de disputa com concorrentes e oponentes.

Sua força está em iniciar projetos e atividades, mas também em executá-los em longo prazo, desde que concordem com os rumos tomados.

Apesar dos momentos de irritabilidade que geram estresse, habitualmente têm bom convívio em grupos, sentindo-se conectados aos outros.

Inclusive têm grande influência sobre os demais, com espírito de liderança e confiança nas suas ideias, no seu talento, na sua inteligência e no resultado de seu trabalho.

Querem as coisas do seu jeito e reclamam até consegui-las, o que pode atrapalhar as relações.

Para serem líderes realmente bons, precisam trabalhar sua natureza impositiva e desconfiada. Caso contrário, podem criar climas pesados e afastar pessoas capazes por não ouvir suas opiniões.

Relações pessoais

Algum grau de tensão e atrito é comum nas relações afetivas de pessoas com personalidade irritável. As características de dominação, irritabilidade, agressividade (verbal na maioria das vezes) e desconfiança podem minar os vínculos.

O ambiente todo pode ser contaminado em função da forma e da intensidade das reclamações, imposições e cobranças.

Nas relações íntimas com aqueles de temperamentos mais brandos, tendem a assumir o controle das decisões e ações. Quando o outro também tem personalidade forte, um clima de disputa pode surgir.

Muitas vezes as relações adquirem o padrão de amor e ódio ou “tapas e beijos”. Surtos de explosão, raiva, desconfiança e possessividade costumam ter um preço alto nos relacionamentos amorosos.

Por outro lado, por serem “8 ou 80”, quando encontram uma pessoa que concebem como especial, defendem o relacionamento com “unhas e dentes”. Nesses casos, a importância que conferem a essas relações pode ser um estímulo para tentarem controlar seus rompantes.

A desconfiança costuma estar presente em maior ou menor grau. Com o passar do tempo e ao perceber no outro uma postura de lealdade, gradualmente vão confiando mais.

 

Em momentos de maior cansaço, estresse ou até variações hormonais, essas desconfianças podem aparecer mais intensa e descontroladamente.

O que podem melhorar

Seus problemas advém principalmente pelas reações desproporcionais de raiva e desrespeito. Uma vez quebrados, alguns sentimentos nunca são plenamente restabelecidos.

Seguidamente os irritáveis precisam lidar com pensamentos negativos e emoções turbulentas, mesmo que não se reflitam em seu comportamento.

Em geral têm bom rendimento, apesar do frequente sofrimento íntimo e dos rompantes de explosão. No entanto, a lapidação dos traços emocionais disfuncionais com os recursos do Cíngulo traz importantes benefícios na forma de pensar e na vivência emocional dos irritáveis.

Como consequência, desenvolvem uma melhor adaptação às pessoas de seu convívio e ao ambiente profissional. Felizmente, existem várias técnicas comprovadamente eficazes para o controle emocional, sem perder o brilho.

Pelo app Cíngulo você pode resolver as questões emocionais que mais atrapalham a sua vida e se aprimorar pelo autoconhecimento.

Suplementos indicados 
 

As fórmulas Endura e Verve eu recomendo para todos os perfis, até mesmo porque não é comum haver efeitos adversos nem riscos com essa fórmulas. 

 

Seus efeitos em melhorar a saúde são mais notáveis em quem:

- tem 45 anos ou mais

- tem ou já teve algum transtorno mental (ansiedade, depressão, burnout...)

- está passando por estresse atualmente

ENDURA

Ashwagandha KSM-66 200 mg (extrato padronizado)

Juba de leão  300 mg

Como tomar: 1 cápsula de manhã e 1 cápsula de noite.

Tempo para fazer efeito: em poucos dias já se percebe melhora, mas leva 6-8 semanas para chegar no efeito máximo

 

Benefícios esperados

A Ashwagandha é um dos melhores suplementos para resiliência, vitalidade e sono de qualidade, além de reduzir ansiedade. Sugiro o extrato KSM-66 para resultados mais consistentes.

A Juba de leão é um agente neurotrófico (fortalece os neurônios), que auxilia na  atenção, na memória (inclusive recuperação cognitiva) e melhora o humor, além tornar a microbiota intestinal mais rica e saudável. 

 

VERVE

Curcuveil 100 mg

Magnésio treonato 150 mg

Picnogenol 150 mg

Zinco quelado 15 mg

 

Como tomar: 1 cp de noite

Tempo para fazer efeito: em poucos dias já se percebe melhora, mas leva 6-8 semanas para chegar no efeito máximo

A potência terapêutica dessa combinação se deve:

  • ao extrato biotimizado de Cúrcuma, que é um dos grandes adaptogenos e tem excelente absorção (Curcuveil)

  • ao magnésio que mais entra no cérebro (treonato), sendo que a maioria de nós tem carência de magnésio

  • ao picnogenol, que é um extrato que melhora cognição, circulação, viscosidade de pele e função sexual

  • ao zinco, um mineral fundamental para humor, além de melhorar a saúde da pele e a imunidade.

  • e todos eles são neuroprotetores por mecanismos diferentes.

Suplemento específico para o perfil Irritável

ZENITY  

Lavanda 150 mg

Passiflora 100 mg

Teanina 100 mg

Como tomar: 1 a 2 cápsulas à noite. 

 

Tempo para fazer efeito: em 1 ou 2 dias já se percebe melhora, mas leva 2-4 semanas para chegar no efeito máximo. Pode valer a pena dobrar a dose à noite para experimentar.   

 

Benefícios esperados

A combinação de Lavanda, Passiflora e Teanina oferece uma abordagem natural para o alívio da ansiedade e do estresse, além de promover um sono melhor. A Lavanda é valorizada por suas propriedades calmantes e por melhorar a qualidade do sono. A Passiflora produz um relaxamento profundo, sendo eficaz contra a ansiedade e a insônia. Por outro lado, a Teanina ajuda a reduzir a tensão ao mesmo tempo em que melhora a concentração e bem-estar.

Juntas, estas substâncias criam um efeito complementar e sinérgico ao atuarem por mecanismos diferentes. Todos são muito seguros e bem tolerados.

 

ONDE COMPRAR
A farmácia TAVE é a que indico (e onde compro os meus suplementos) porque eles já fazem essas formulações combinadas (basta encomendar). E também porque é a melhor combinação de qualidade, preço e experiência do cliente que encontrei até agora.

Eles enviam para todo o Brasil, o atendimento flui bem e eu confio com base no que conheci deles e também na resposta dos meus pacientes (e minha). O WhatsApp da TAVE é 11 96314-8733.

 

Mas fique à vontade para comprar onde quiser. Por isso coloquei a formulação especificada.

 

Recomendação: se couber no orçamento, é melhor pedir 2 ou 3 meses de tratamento para facilitar o frete e poupar tempo e dinheiro.

 

bottom of page