top of page
desinibido.jpg

Perfil Desinibido

​Abaixo está a descrição do perfil. Se você se identificar com a maioria das suas características, logo após você vai encontrar os suplementos que mais podem lhe trazer benefícios.

 

Pessoa sociável, distraída e espontânea

O perfil desinibido é espontâneo, adora novidades e preza o convívio social.

Suas decisões são tomadas rapidamente e de modo intuitivo. Sente-se à vontade na própria pele e logo se adapta nos diferentes ambientes.

Os desinibidos têm uma visão de mundo mais para otimista. Sua percepção de riscos é falha e são um pouco avessos a regras e rotina.

Ter o perfil desinibido facilita uma visão desprendida dos padrões preconcebidos e a percepção de oportunidades em situações novas.

Como não pensam muito nos fatos do passado, as experiências negativas ficam pouco marcadas na memória. O lado negativo dessa característica é demorar mais para aprender com os próprios erros.

Seu pensamento é principalmente focado no presente e num futuro próximo. Não são de fazer muitos planos a longo prazo.

Como são pessoas “desencanadas”, raramente deixam de experimentar algo novo por receio de que algo ruim possa acontecer.

Na realidade, precisam ficar atentos para o contrário, pois podem não avaliar corretamente os riscos do cotidiano:

  • no trânsito, em relação a pegar doenças, no uso de drogas...

  • em situações ainda não experimentadas (aventuras radicais, investimentos financeiros e mudanças profissionais...)

  • nas relações com pessoas que não conhecem

Habitualmente são pessoas seguras e com boa autoestima, que se consideram competentes e confiam em seu potencial. Tendem a ser tolerantes consigo mesmos, aceitando suas limitações pessoais e sua humanidade imperfeita.

Geralmente se contentam com o suficientemente bom e têm jogo de cintura para se adaptar ao que não está sob seu controle.

Por outro lado, ser tolerante demais consigo mesmo pode levar a um estado de comodismo, boicotando o aperfeiçoamento de características disfuncionais.

No trabalho

Os trabalhos que mais se ajustam ao perfil desinibido são dinâmicos e de alta rotatividade de informações. Preferem horários menos rígidos e trabalhos que não exijam meticulosidade e grande capacidade de organização.

Em geral, as pessoas com esse perfil têm uma natureza sociável e não se magoam facilmente.

Esse perfil facilita a adaptação a atividades de contato com o público e com vários colegas. Alguns desinibidos são particularmente carismáticos, extravagantes e alegres.

É comum errarem por excessos, descontrole, falta de planejamento ou por agir sem pensar. Sua baixa percepção de riscos faz com que fiquem mais vulneráveis quando o ambiente está por entrar em crise, e resistem a tomar atitudes conservadoras.

Os desinibidos costumam se destacar mais pela capacidade criativa do que pela executiva. Conseguem render melhor quando estão sob pressão (por exemplo, com um prazo estourando), que faz com que a “adrenalina” ajude a focar e concluir as tarefas.

O gosto por novidades e a pouca tolerância à rotina podem levá-los a mudar bastante de faculdade, de emprego e de área de atuação profissional.

Frequentemente se atrasam para compromissos e podem ter dificuldades na administração das próprias finanças. Gostam de um linguajar mais informal, sendo comum inclusive o uso de palavrões.

Estilo de vida

Sua desinibição facilita o aprendizado de línguas estrangeiras e o envolvimento em atividades artísticas, como a música e a dramatização.

Quanto ao estilo de vestir, tendem a ser despojados e modernos, e as mulheres desinibidas gostam muito de maquiagens. Costumam comprar vários adereços.

Nesse estilo de vida menos rígido, frequentemente trocam o dia pela noite, mas isso não é um padrão estável, variando bastante conforme os estímulos externos.

 

Alguns sentem o cérebro “ligar” à noite, o que atrasa seus horários de deitar e acordar, e pode interferir especialmente na adaptação às atividades matutinas.

Também é comum que tenham dificuldades para manter alguns hábitos saudáveis, como na alimentação. A maioria dos desinibidos não pratica esportes de forma regular, mas gostam de esportes radicais.

Quando estão em casa, tendem a se envolver em atividades como navegar na internet e jogar videogame, de preferência interagindo com outras pessoas.

Pelo jeito mais desligado e agitado, podem se envolver em mais acidentes de trânsito e receber multas com alguma frequência.

Os desinibidos têm maior interesse em técnicas de relaxamento como yoga, massagem, reiki e meditação do que as pessoas em geral.

Relações pessoais

O perfil desinibido facilita estabelecer vínculos afetivos, pois são pessoas calorosas e espontâneas, que se entrosam bem em grupos e formam bons vínculos de amizade.

Facilmente confiam nas pessoas, mesmo naquelas que conheceram há pouco.

Não têm vergonha de mostrar aos outros como realmente são, mas podem se expor demais em alguns momentos.

Se por um lado essa característica facilita as relações e o convívio, agregando pessoas, por outro podem confiar em demasia e acabar enganados ou explorados por aqueles que desejam se aproveitar deles.

Ao mesmo tempo em que têm uma vida social dinâmica, podem dedicar pouco tempo para as relações afetivas mais íntimas.

Apesar de habitualmente demonstrarem seus sentimentos sem maiores receios ou privações, alguns têm dificuldade em manter ou aprofundar relações mais significativas. Assim, podem ter um histórico de vários namoros e parceiros ao longo da vida.

Aqueles que lidam bem com as questões íntimas tendem a ser companheiros afetivos e que constantemente buscam renovar a relação.

Seu estilo facilita o desenvolvimento de um ambiente leve para a convivência, sem excessiva cobrança ou inflexibilidade.

O que podem melhorar

Seus problemas são maiores na capacidade de organização, atenção e planejamento, o que prejudica o desempenho de tarefas e cumprimento de deveres.

Alguns apresentam impulsividade e instabilidade afetiva, gerando desgastes pessoais com maior frequência. A lapidação dessas características pode trazer bastantes benefícios.

A despreocupação, a falta de disciplina e a distração podem sabotar o progresso pessoal, tanto no nível de amadurecimento psicológico, como na obtenção de bons resultados e conquistas.

A boa notícia é que existem várias técnicas disponíveis no Cíngulo para melhorar o controle do comportamento, o foco e a organização. Basta utilizá-las!

Suplementos indicados 
 

As fórmulas Endura e Verve eu recomendo para todos os perfis, até mesmo porque não é comum haver efeitos adversos nem riscos com essa fórmulas. 

 

Seus efeitos em melhorar a saúde são mais notáveis em quem:

- tem 45 anos ou mais

- tem ou já teve algum transtorno mental (ansiedade, depressão, burnout...)

- está passando por estresse atualmente

ENDURA

Ashwagandha KSM-66 200 mg (extrato padronizado)

Juba de leão  300 mg

Como tomar: 1 cápsula de manhã e 1 cápsula de noite.

Tempo para fazer efeito: em poucos dias já se percebe melhora, mas leva 6-8 semanas para chegar no efeito máximo

 

Benefícios esperados

A Ashwagandha é um dos melhores suplementos para resiliência, vitalidade e sono de qualidade, além de reduzir ansiedade. Sugiro o extrato KSM-66 para resultados mais consistentes.

A Juba de leão é um agente neurotrófico (fortalece os neurônios), que auxilia na  atenção, na memória (inclusive recuperação cognitiva) e melhora o humor, além tornar a microbiota intestinal mais rica e saudável. 

 

VERVE

Curcuveil 100 mg

Magnésio treonato 150 mg

Picnogenol 150 mg

Zinco quelado 15 mg

 

Como tomar: 1 cápsula de noite

Tempo para fazer efeito: em poucos dias já se percebe melhora, mas leva 6-8 semanas para chegar no efeito máximo

Suplementos específicos para o perfil Desinibido

ZENITY  

Lavanda 150 mg

Passiflora 100 mg

Teanina 100 mg

Como tomar: 1 a 2 cápsulas à noite. 

 

Tempo para fazer efeito: em 1 ou 2 dias já se percebe melhora, mas leva 2-4 semanas para chegar no efeito máximo. Pode valer a pena dobrar a dose à noite para experimentar.   

 

Benefícios esperados

A combinação de Lavanda, Passiflora e Teanina oferece uma abordagem natural para o alívio da ansiedade e do estresse, além de promover um sono melhor. A Lavanda é valorizada por suas propriedades calmantes e por melhorar a qualidade do sono. A Passiflora produz um relaxamento profundo, sendo eficaz contra a ansiedade e a insônia. Por outro lado, a Teanina ajuda a reduzir a tensão ao mesmo tempo em que melhora a concentração e bem-estar.

Juntas, estas substâncias criam um efeito complementar e sinérgico ao atuarem por mecanismos diferentes. Todos são muito seguros e bem tolerados.

NEURAXIS 

Saffrin 88 mg

Zembrin 8 mg

Bacopa monnieri 300 mg

Como tomar: 1 cp de manhã. 

 

Tempo para fazer efeito: em duas semanas já se percebe melhora, mas leva 6-8 semanas para chegar no efeito máximo. Depois de 8 semanas, é possível dobrar a dose caso sinta necessidade, e avalie com o tempo se valeu a pena. 

Benefícios esperados

O Saffrin e o Zembrin são ativos botânicos usados há séculos na medicina tradicional para elevar o humor, reduzir a ansiedade e tolerar melhor o estresse. Os estudos científicos demostraram que possuem mecanismos de ação semelhantes aos antidepressivos alopáticos, mas sem causar os seus efeitos adversos e com a vantagem extra de auxiliar na atenção e cognição.

A Bacopa monnieri é reconhecido pelos seus efeitos em melhorar a memória, a concentração, a aprendizado e a clareza mental, com vários estudos comprovando sua eficácia, sem induzir insônia como ocorre com psicoestimulantes. 

São compostos seguros e muito bem tolerados. 

Considere também associar:

- para estabilização do humor e melhora da impulsividade: Orotato de Lítio 10 a 20 mg por dia, tomar à noite ou dividir manhã e noite (boas marcas são Kal e Weiland, comprar na internet). Essa formulação é segura e bem tolerada e não deve ser confundida com o carbonato de lítio. 

 

ONDE COMPRAR
A farmácia TAVE é a que indico (e onde compro os meus suplementos) porque eles já fazem essas formulações combinadas (basta encomendar). E também porque é a melhor combinação de qualidade, preço e experiência do cliente que encontrei até agora.

Eles enviam para todo o Brasil, o atendimento flui bem e eu confio com base no que conheci deles e também na resposta dos meus pacientes (e minha). O WhatsApp da TAVE é 11 96314-8733.

 

Mas fique à vontade para comprar onde quiser. Por isso coloquei a formulação especificada.

 

Recomendação: se couber no orçamento, é melhor pedir 2 ou 3 meses de tratamento para facilitar o frete e poupar tempo e dinheiro.

bottom of page