top of page
Captura de Tela 2024-01-20 às 17.53.25.png

Perfil Apático

​Abaixo está a descrição do perfil. Se você se identificar com a maioria das suas características, logo após você vai encontrar os suplementos que mais podem lhe trazer benefícios.

 

Pessoa pacífica, desligada e cordial

Quem tem o perfil apático é uma pessoa branda e pacífica, tende a se posicionar de forma passiva e conformista frente a diversos contextos.

Com essa natureza cordial, provoca poucos atritos e facilita o convívio com as outras pessoas.

Não faz questão de aparecer e se adapta bem a ambientes em que pode atuar “nos bastidores”. Por outro lado, pode carecer de energia e estratégias para enfrentar problemas.

Ao não atingirem os resultados desejados, muitos apáticos acabam ficando com a autoestima mais baixa ao longo do tempo. Assim, passam a se considerar menos competentes, inteligentes ou talentosos do que os demais.

Essa característica também está associada a achar que têm poucos recursos pessoais para conquistar objetivos maiores.

Desde jovens as pessoas com o perfil apático podem sofrer essas consequências psicológicas e se tornar cada vez mais inseguras. Por isso, com alguma frequência ficam ansiosas ao ficarem distantes dos pais ou cuidadores durante a infância.

Por outro lado, são mais realistas em situações que dão sinais adversos. Isso facilita a desistência e o desapego naqueles momentos em que os obstáculos são realmente intransponíveis.

Apresentam menos objetivos e foco. Em muitos aspectos deixam que as circunstâncias decidam os rumos que sua vida tomará.

 

No trabalho

Esse é um perfil de pessoas menos competitivas e exigentes consigo mesmas. Por serem pouco ambiciosas e estressadas, não criam disputas desnecessárias em ambientes de trabalho.

No entanto, devem estar atentas à falta de exigência pessoal e comprometimento com suas responsabilidades e obrigações.

A pouca força de vontade pode dificultar o rendimento em tarefas que dão retorno mais tarde como, por exemplo, um curso universitário.

Têm dificuldades com atividades rotineiras. Da mesma forma, muitas vezes se desinteressam e deixam de concluir algumas atividades a que se propõem em seu dia a dia.

Os apáticos também podem ter dificuldades com trabalhos que exijam atenção aos detalhes. Para o aprendizado, geralmente necessitam ser motivados e orientados em um ambiente estruturado, de preferência engajando o corpo em atividades práticas.

São mais lentos pela manhã, mas seus níveis de energia, concentração e disciplina aumentam bastante no período da noite. Por isso, em geral têm hábitos mais tardios de dormir e acordar.

Tanto profissionalmente quanto em suas vidas pessoais, costumam se adaptar melhor a atividades realizadas no fim do dia e à noite.

Estilo de vida

Como lazer, preferem ficar em casa distraindo-se com videogames e internet, evitando atividades que demandam maior poder de concentração, como a leitura de livros, ou aquelas que requeiram raciocínio lógico e matemática.

 

Nas áreas artísticas, mais comumente se percebem hábeis para o desenho e pintura do que para a escrita e a dança.

A pontualidade não é o forte e alguns ficam conhecidos por seus atrasos para os compromissos.

São discretos e pouco vaidosos, investindo pouco na sua imagem pessoal e em adereços.

Em relação aos cuidados com a saúde, poucos praticam exercícios físicos regularmente, especialmente os de alta intensidade (como musculação), e não cuidam muito da alimentação.

Relações pessoais

Como diz o próprio nome desse perfil, os apáticos se dedicam pouco ao contato social.

Aqueles com famílias numerosas e unidas acabam naturalmente induzidos ao convívio. Já os que têm um círculo íntimo menor facilmente sentem-se solitários e desconectados das outras pessoas e de grupos.

Isso faz com que se sintam diferentes das pessoas em geral, o que aumenta ainda mais seu isolamento, pois acham que serão rejeitados caso os outros percebam seus defeitos.

Podem desenvolver um maior grau de dependência de outras pessoas. Como consequência, têm dificuldades em se tornar independentes dos pais, se sentindo sem uma identidade bem estabelecida. Alguns só conseguem sair desse tipo de relação ao iniciarem outra nos mesmos moldes.

Nos relacionamentos, tendem a deixar que os outros decidam aspectos importantes de suas vidas. Muitas vezes abrem mão de suas opiniões e vontades, o que frequentemente faz com que se sintam desrespeitados em seus direitos e sentimentos. Por outro lado, os parceiros podem se sentir pouco apoiados.

Costumam ser pacíficos e é difícil que os outros se sintam intimidados por eles, o que é uma vantagem em muitas situações sociais.

Tendem a ter menos namoros e casamentos ao longo da vida do que a média das pessoas, provavelmente em função de seu estilo mais fechado.

O que podem melhorar

Em uma sociedade que cada vez exige mais iniciativa e proatividade, o perfil apático fica em desvantagem.

Por isso, é fundamental encontrar meios para aumentar sua persistência, autoestima, confiança, foco e organização. Felizmente, as ferramentas e técnicas disponíveis no app Cíngulo possibilitam conquistar essas virtudes no jeito de ser.

Suplementos indicados
 

As fórmulas Endura e Verve eu recomendo para todos os perfis, até mesmo porque não é comum haver efeitos adversos nem riscos com essa fórmulas. 

 

Seus efeitos em melhorar a saúde são mais notáveis em quem:

- tem 45 anos ou mais

- tem ou já teve algum transtorno mental (ansiedade, depressão, burnout...)

- está passando por estresse atualmente

ENDURA

Ashwagandha KSM-66 200 mg (extrato padronizado)

Juba de leão  300 mg

Como tomar: 1 cápsula de manhã e 1 cápsula de noite.

Tempo para fazer efeito: em poucos dias já se percebe melhora, mas leva 6-8 semanas para chegar no efeito máximo

 

Benefícios esperados

A Ashwagandha é um dos melhores suplementos para resiliência, vitalidade e sono de qualidade, além de reduzir ansiedade. Sugiro o extrato KSM-66 para resultados mais consistentes.

A Juba de leão é um agente neurotrófico (fortalece os neurônios), que auxilia na  atenção, na memória (inclusive recuperação cognitiva) e melhora o humor, além tornar a microbiota intestinal mais rica e saudável. 

 

VERVE

Curcuveil 100 mg

Magnésio treonato 150 mg

Picnogenol 150 mg

Zinco quelado 15 mg

 

Como tomar: 1 cápsula de noite

Tempo para fazer efeito: em poucos dias já se percebe melhora, mas leva 6-8 semanas para chegar no efeito máximo

Benefícios esperados

A potência terapêutica dessa combinação se deve:

  • ao extrato biotimizado de Cúrcuma, que é um dos grandes adaptogenos e tem excelente absorção (Curcuveil)

  • ao magnésio que mais entra no cérebro (treonato), sendo que a maioria de nós tem carência de magnésio

  • ao picnogenol, que é um extrato que melhora cognição, circulação, viscosidade de pele e função sexual

  • ao zinco, um mineral fundamental para humor, além de melhorar a saúde da pele e a imunidade.

  • todos eles são neuroprotetores por mecanismos diferentes

  • são muito seguros e bem tolerados.

 

Suplemento específico para o perfil Apático

NEURAXIS 

Saffrin 88 mg

Zembrin 8 mg

Bacopa monnieri 300 mg

Como tomar: 1 cápsula de manhã. 

 

Tempo para fazer efeito: em duas semanas já se percebe melhora, mas leva 6-8 semanas para chegar no efeito máximo. Depois de 8 semanas, é possível dobrar a dose caso sinta necessidade, e avalie com o tempo se valeu a pena. 

Benefícios esperados

O Saffrin e o Zembrin são ativos botânicos usados há séculos na medicina tradicional para elevar o humor, reduzir a ansiedade e tolerar melhor o estresse. Os estudos científicos demostraram que possuem mecanismos de ação semelhantes aos antidepressivos alopáticos, mas sem causar os seus efeitos adversos e com a vantagem extra de auxiliar na atenção e cognição.

A Bacopa monnieri é reconhecida pelos seus efeitos em melhorar a memória, a concentração, a aprendizagem e a clareza mental.

São compostos seguros e muito bem tolerados. 

 

ONDE COMPRAR
A farmácia TAVE é a que indico (e onde compro os meus suplementos) porque eles já fazem essas formulações combinadas (basta encomendar). E também porque é a melhor combinação de qualidade, preço e experiência do cliente que encontrei até agora.

Eles enviam para todo o Brasil, o atendimento flui bem e eu confio com base no que conheci deles e também na resposta dos meus pacientes (e minha). O WhatsApp da TAVE é 11 96314-8733.

 

Mas fique à vontade para comprar onde quiser. Por isso coloquei a formulação especificada.

 

Recomendação: se couber no orçamento, é melhor pedir 2 ou 3 meses de tratamento para facilitar o frete e poupar tempo e dinheiro.

 

bottom of page