top of page
obsessivo.jpg

Perfil Obsessivo

​Abaixo está a descrição do perfil. Se você se identificar com a maioria das suas características, logo após você vai encontrar os suplementos que mais podem lhe trazer benefícios.

 

Pessoa responsável, perfeccionista e confiável

Quem tem o perfil obsessivo busca o controle das situações e das próprias emoções.

Essa característica favorece a estabilidade. Por outro lado, pode afetar a flexibilidade e a espontaneidade no modo de se relacionar com o ambiente.

Para os obsessivos é natural assumir as responsabilidades para si. Cumprem bem os deveres dentro dos prazos, fazem o seu melhor e persistem mesmo com adversidades.

Costumam ser pontuais e se adaptam bem a rotinas de horários. Tipicamente acordam cedo, rendem bem já desde a manhã e mantêm um bom nível de energia ao longo do dia todo.

O pensamento dos obsessivos é claro e analítico, focado principalmente nos aspectos mais concretos da realidade, como dados e fatos. Por isso, costumam ter boa capacidade para prever problemas.

Às vezes valorizam demais os defeitos e deixam de reconhecer as coisas boas do contexto, o que incomoda os mais leves e otimistas.

Ao mesmo tempo, quando as evidências ou os resultados reais vão contra o que pensam, podem ter dificuldade em aceitar e dar o braço a torcer. Nos casos extremos, têm uma ideia fixa que nem o melhor dos argumentos é capaz de demover.

São pessoas que se preocupam com o jeito “certo” das coisas. Essa característica se manifesta já na aparência, por um estilo de vestir conservador ou discreto.

Habitualmente apresentam um modo de falar mais formal, com poucos erros e é raro o uso de palavrões.

A ênfase na organização e o perfeccionismo podem fazer com que demorem para concluir as tarefas, mas também são favoráveis quando se requer precisão e rigor.

Os problemas surgem naqueles que se tornam rígidos ao ponto de atrapalhar o bom andamento das atividades cotidianas.

Pode haver dificuldades de abrir mão de algo específico para privilegiar o todo, como deixar de memorizar detalhes de um assunto para conseguir estudar todo o conteúdo para uma prova ou uma apresentação.

Por isso, é comum os obsessivos começarem a se preparar com muita antecedência para atividades com data marcada.

No trabalho

Nas questões relacionadas a trabalho, quem tem o perfil obsessivo geralmente é obstinado, dedicado e persistente.

Possuem grande capacidade de executar atividades sistemáticas e projetos de longo prazo. Planejam as suas atividades com cuidado e são capazes de gerenciar outras pessoas.

É comum relutarem em delegar tarefas, a não ser para aqueles que as façam exatamente do seu jeito. Ainda assim, podem ficar conferindo os passos ao longo do processo, com o risco de tornarem tensas as relações.

Quando ocorrem imprevistos na rotina ou no programa planejado, o mau humor e a irritação afloram. Essa necessidade de controle gera conflitos internos pela sobrecarga imposta a si mesmo, que acaba extravasando sobre os demais.

Já não se dão tão bem em trabalhos que demandem criatividade, imaginação, improviso, respostas rápidas e carisma.

Estilo de vida

Valorizam a ordem, a limpeza e a simetria. A moderação no comportamento e a atenção a atos preventivos são características marcantes. Suas decisões tendem a ser conservadoras, buscando a segurança.

Costumam evitar cigarro e excessos no álcool, se alimentam de forma saudável e praticam exercícios físicos regularmente. No trânsito, cometem poucas infrações e têm histórico de poucos acidentes ao volante.

Uma área que pode ser sensível é o dinheiro. O obsessivo típico tem aversão ao desperdício. E o dinheiro também é visto como um recurso essencial para proteger das incertezas da vida. 

Almeja sempre usar os recursos de modo racional, avaliando bem a relação custo/benefício para evitar decisões equivocadas das quais possa se arrepender depois. Gostam de guardar seu dinheiro.

Relações pessoais

No comportamento social, cultivam valores como fidelidade, lealdade, ética e senso de compromisso.

Nas relações mais íntimas, os parceiros frequentemente percebem alguma dificuldade de entrega afetiva. As características de exigência e rigidez também podem repercutir negativamente nos relacionamentos amorosos.

Alguns buscam impor que todos da família adotem suas rotinas e maneiras específicas de fazer as coisas. Mesmo sofrendo resistência, insistem e se enchem de razão porque, afinal de contas, estão fazendo o que é “certo”.

Detalhe: em muitas situações não há somente um jeito certo. Por isso, pessoas mais soltas e espontâneas podem achar difícil conviver com alguém que não tolera erros e algum grau de desordem.

Por outro lado, os obsessivos mais maduros conseguem aceitar e aproveitar o lado bom do outro por ter características diferentes de si.

O que podem melhorar

De modo geral, essa é um perfil bem adaptativo, particularmente nos aspectos relacionados a trabalho. A tensão interna é mais forte naqueles que têm maior irritabilidade, rigidez e ansiedade.

A lapidação dessas características disfuncionais pode ser feita através das técnicas e ferramentas do Cíngulo.

Melhorar esses aspectos traz importantes benefícios à vivência emocional e ao bem-estar. Como consequência, desenvolvem a capacidade de conviver de forma mais leve com eles mesmos e com o ambiente, ampliando o leque de experiências positivas. Ao mesmo tempo, conservam suas habilidades naturais de organização, cautela, realismo e persistência.

A boa notícia é que, se quiserem, podem resolver as questões emocionais que mais atrapalham a sua vida e se aprimorar pelo autoconhecimento usando o app Cíngulo de autoconhecimento guiado.

Suplementos indicados 
 

As fórmulas Endura e Verve eu recomendo para todos os perfis, até mesmo porque não é comum haver efeitos adversos nem riscos com essa fórmulas. 

 

Seus efeitos em melhorar a saúde são mais notáveis em quem:

- tem 45 anos ou mais

- tem ou já teve algum transtorno mental (ansiedade, depressão, burnout...)

- está passando por estresse atualmente

ENDURA

Ashwagandha KSM-66 200 mg (extrato padronizado)

Juba de leão  300 mg

Como tomar: 1 cápsula de manhã e 1 cápsula de noite.

Tempo para fazer efeito: em poucos dias já se percebe melhora, mas leva 6-8 semanas para chegar no efeito máximo

 

Benefícios esperados

A Ashwagandha é um dos melhores suplementos para resiliência, vitalidade e sono de qualidade, além de reduzir ansiedade. Sugiro o extrato KSM-66 para resultados mais consistentes.

A Juba de leão é um agente neurotrófico (fortalece os neurônios), que auxilia na  atenção, na memória (inclusive recuperação cognitiva) e melhora o humor, além tornar a microbiota intestinal mais rica e saudável. 

 

VERVE

Curcuveil 100 mg

Magnésio treonato 150 mg

Picnogenol 150 mg

Zinco quelado 15 mg

 

Como tomar: 1 cápsula de noite

Tempo para fazer efeito: em poucos dias já se percebe melhora, mas leva 6-8 semanas para chegar no efeito máximo

Benefícios esperados

A potência terapêutica dessa combinação se deve:

  • ao extrato biotimizado de Cúrcuma, que é um dos grandes adaptogenos e tem excelente absorção (Curcuveil)

  • ao magnésio que mais entra no cérebro (treonato), sendo que a maioria de nós tem carência de magnésio

  • ao picnogenol, que é um extrato que melhora cognição, circulação, viscosidade de pele e função sexual

  • ao zinco, um mineral fundamental para humor, além de melhorar a saúde da pele e a imunidade.

  • todos eles são neuroprotetores por mecanismos diferentes

  • todos são muito seguros e bem tolerados. 

Suplementos específicos para o perfil Obsessivo

ZENITY  

Lavanda 150 mg

Passiflora 100 mg

Teanina 100 mg

Como tomar: 1 a 2 cápsulas à noite. 

 

Tempo para fazer efeito: em 1 ou 2 dias já se percebe melhora, mas leva 2-4 semanas para chegar no efeito máximo. Pode valer a pena dobrar a dose à noite para experimentar.   

 

Benefícios esperados

A combinação de Lavanda, Passiflora e Teanina oferece uma abordagem natural para o alívio da ansiedade e do estresse, além de promover um sono melhor. A Lavanda é valorizada por suas propriedades calmantes e por melhorar a qualidade do sono. A Passiflora produz um relaxamento profundo, sendo eficaz contra a ansiedade e a insônia. Por outro lado, a Teanina ajuda a reduzir a tensão ao mesmo tempo em que melhora a concentração e bem-estar.

Juntas, estas substâncias criam um efeito complementar e sinérgico ao atuarem por mecanismos diferentes. Todos são muito seguros e bem tolerados.

Se houver uma tendência mais depressiva, associar:

ENERJOY 

Saffrin 88 mg

Zembrin 8 mg

Como tomar: 1 cápsula de manhã. 

 

Tempo para fazer efeito: em duas semanas já se percebe melhora, mas leva 6-8 semanas para chegar no efeito máximo. Depois de 8 semanas, é possível dobrar a dose caso sinta necessidade. Avalie com o tempo se valeu a pena. 

Benefícios esperados

O Saffrin e o Zembrin são ativos botânicos usados há séculos na medicina tradicional para elevar o humor, reduzir a ansiedade e tolerar melhor o estresse. Os estudos científicos demostraram que possuem mecanismos de ação semelhantes aos antidepressivos alopáticos, mas sem causar os seus efeitos adversos e com a vantagem extra de auxiliar na atenção e cognição.

São compostos seguros e muito bem tolerados. 

 

ONDE COMPRAR
A farmácia TAVE é a que indico (e onde compro os meus suplementos) porque eles já fazem essas formulações combinadas (basta encomendar). E também porque é a melhor combinação de qualidade, preço e experiência do cliente que encontrei até agora.

Eles enviam para todo o Brasil, o atendimento flui bem e eu confio com base no que conheci deles e também na resposta dos meus pacientes (e minha). O WhatsApp da TAVE é 11 96314-8733.

 

Mas fique à vontade para comprar onde quiser. Por isso coloquei a formulação especificada.

 

Recomendação: se couber no orçamento, é melhor pedir 2 ou 3 meses de tratamento para facilitar o frete e poupar tempo e dinheiro.

bottom of page