top of page
euforico.jpg

Perfil Eufórico

​Abaixo está a descrição do perfil. Se você se identificar com a maioria das suas características, logo após você vai encontrar os suplementos que mais podem lhe trazer benefícios.

 

Pessoa rápida, impulsiva e cativante

Quem tem o perfil eufórico é exuberante, intenso, envolvente, criativo e cheio de energia, porém é igualmente irritável e impulsivo.

Sua percepção do mundo, pensamento e comportamento funciona no modo “tudo ou nada”. É uma pessoa dada a excessos, por vezes seguidos de culpa e remorso, e tende a reagir fortemente quando contrariada.

A baixa tolerância à frustração costuma ser um problema por fazer questão de que as coisas sejam do seu jeito.

Para os outros e até para si mesmo, a expansividade pode ser fascinante por um lado, mas algumas vezes cansativa em função dos excessos.

Os eufóricos são convictos sobre o que pensam, mesmo quando sem muitos fundamentos. Isso faz com que sejam percebidos como donos da verdade e, algumas vezes, como arrogantes.

Às vezes negam os fatos de realidade e projetam intensamente seus desejos e fantasias, praticando fortemente o autoengano.

Em geral, inflacionam os aspectos positivos e deixam de observar os aspectos mais duros da realidade e de si mesmos. Isso causa atritos com as pessoas mais realistas.

Pouco se voltam para as coisas do passado, pois costumam ter o pensamento voltado para o presente e o futuro, com muitos planos e ideias.

Em geral, pessoas com o perfil eufórica têm certo orgulho de sua biografia, geralmente repleta de experiências e de grande variedade. Alguns eufóricos abusam da sua autoconfiança e supervalorizam suas habilidades e conquistas.

Sua autoestima pode variar conforme o humor: quando a vida caminha bem, há uma sensação de grandiosidade, poder e confiança; por outro lado, as frustrações podem jogá-los para comportamentos autodestrutivos.

As fases de sofrimento e tristeza são intensas, mas passam rápido, sendo mais comum em mulheres.

Quando se frustram, além de ficarem com raiva, frequentemente adotam algum comportamento em excesso no terreno do prazer, como compras, festas, drogas (cigarro e bebida, principalmente) e comida (principalmente doces).

As mulheres eufóricas frequentemente lidam com essas fases falando mais (muitas vezes ao telefone) para tentar desaguar os sentimentos ruins. Fases de TPM costumam deixar as eufóricas particularmente irritáveis, extremadas, explosivas e sensíveis.

Usualmente têm uma predisposição natural ao otimismo. No entanto, a autoconfiança inflada pode expor a riscos desnecessários (como aventuras sem cuidados de segurança, envolvimento em brigas) ou impedir de tomar precauções essenciais para evitar problemas (revisões médicas, atos de prevenção).

Entram de cabeça em novos projetos, mas podem enjoar rapidamente de pessoas ou das atividades.

Já os eufóricos mais irritáveis tendem a achar que os outros querem prejudicá-lo ou o estão ofendendo, duvidando de suas capacidades.

Podem interpretar algum tipo de brincadeira como uma atitude maldosa em relação a eles. Instantaneamente são acometidos de fúria e, como consequência, podem provocar brigas sérias e desproporcionais ao fato.

Muitos têm um lado religioso ou místico mais aflorado. A maioria acredita em Deus, mas se interessa por diferentes vertentes religiosas.

Têm a intuição bem aflorada e são abertos ao mistério. Têm interesse por diversas áreas de estudo como astrologia ou cabala, e por técnicas alternativas para promoção do bem-estar, como yoga, meditação, reiki, massagem, acupuntura, homeopatia e florais.

Na escola e o trabalho

Na escola, são vistos como inteligentes e capazes, mas não primam pela dedicação aos estudos e envolvimento nas atividades teóricas. Se por um lado apresentam um raciocínio rápido e criativo, por outro costumam ter dificuldades para persistir em tarefas mais longas e com seus deveres.

Muitos participam da “turma da bagunça”, tendo problemas de disciplina. Têm dificuldades de concentração e atenção quando não se interessam pelo tema, o que os deixa inquietos.

Também nas questões relacionadas ao trabalho, frequentemente são muito bons naquilo que gostam, mas o rendimento cai muito em atividades que não gostam.

Sua força está em iniciar projetos de curto prazo e que envolvam algum desafio.

 

Quando entram em alguma atividade que gostam, não economizam energia e dedicação.

Costumam ter atitudes intensas e seguras, o que pode ser um diferencial para o sucesso.

Em alguns casos, o envolvimento pode até ser demasiado, cegando-os para as possibilidades de fracasso, que, quando ocorre, tem efeitos devastadores pela ausência de um plano B.

Sua alta competitividade e obstinação fazem não medirem esforços para atingir o que desejam. São hábeis na arte de apresentar ideias e propostas de maneira encantadora.

Alguns eufóricos têm um histórico de muitas mudanças de trabalho em função da ambição, da mudança de interesses ou intolerância à rotina.

Outros se adaptam e permanecem por longos períodos em atividades que contemplam essas características: horários flexíveis, viagens frequentes, mudanças de ambientes e desafios.

Os problemas aparecem quando o senso de responsabilidade é reduzido, o que cria dificuldades de vinculação a projetos e equipes.

Estilo de vida

Doses de prepotência e desrespeito às regras também são comuns. Têm dificuldade de aceitar um “não” quando querem alguma coisa. Por seguidamente considerarem suas ideias melhores que as dos outros, muitos eufóricos se julgam merecedores de certos privilégios.

No trânsito, por exemplo, frequentemente extrapolam limites, o que resulta em um maior número de infrações, multas e acidentes.

Na forma como lidam com o dinheiro, costumam pecar na administração de suas finanças. Por vezes, gastam mais do que deveriam, pois se permitem “aproveitar as coisas boas da vida” sem limites.

Gírias e palavrões costumam fazer parte do seu vocabulário cotidiano, não sendo adeptos a um linguajar mais formal.

Muitos são aficionados por esportes radicais e/ou com intenso contato com a natureza. Sua alta capacidade para sentir prazer, associado a terem pouco medo, faz com que vivam intensamente essas atividades. Como consequência, muitos exibem um considerável número de cicatrizes pelo corpo.

Os excessos comportamentais atrapalham os eufóricos na hora de manter cuidados adequados com a alimentação. Cuidam pouco da dieta e, os que o fazem, acabam tendo períodos de controle intercalados com outros de descontrole alimentar, não sendo raras grandes oscilações de peso.

O tabagismo é outro exemplo da busca de prazer muito adotado pelos eufóricos, mas também para baixar a ansiedade.

Vários adotam um estilo de vestir mais moderno ou jovial, em alguns casos bastante chamativos e coloridos. Gostam de maquiagem e perfumes e podem investir pesado em adereços. O interesse por tatuagens e piercings também é frequente.

Pela valorização da estética, pela busca de novidades e pelo imediatismo, é possível que mudem de corte de cabelo de uma hora para outra e se submetam a cirurgias plásticas com mais frequência do que a média das pessoas.

Os eufóricos tendem a ser autodidatas em várias áreas. São desinibidos para aprender e se comunicar em diferentes idiomas. Comumente se consideram talentosos em diferentes ramos das artes, como na música, na dança, na escrita, na fotografia e na dramatização.

Relações pessoais

Os eufóricos costumam ser bastante sociáveis e ter muitos amigos. São envolvidos com grupos e atuantes na interação com os demais. Geralmente têm espírito de liderança, opiniões e posicionamentos fortes.

São pessoas calorosas e rapidamente se abrem para relacionamentos, nos quais são espontâneos e verdadeiros por confiarem que seu jeito conquistará a admiração e o interesse dos demais.

Tensões e atritos são comuns nos contatos afetivos dos eufóricos, especialmente nas relações mais íntimas. Esse perfil predispõe a ser dominante sobre aqueles com quem se relaciona, frequentemente assumindo o controle das decisões e ações.

Quando o parceiro tem um personalidade mais branda, não é raro que se submeta ao eufórico, gerando poucas desavenças. Já com os que também têm uma personalidade forte, o relacionamento pode ser mais apimentado, mas o convívio tende a ser mais difícil e turbulento.

Muitas vezes se excedem nas reações e reclamações, o que pode atrapalhar as relações e a tranquilidade do ambiente. As características de dominação, irritabilidade, agressividade (verbal na maioria das vezes) e desconfiança podem minar os vínculos.

Nesses momentos, o ambiente todo chega a ficar contaminado em função da forma e da intensidade das imposições e cobranças.

Algumas vezes as relações íntimas adquirem o padrão de um amor obsessivo ou ainda de “amor e ódio”. Também cobram afeto ativamente e sem pudor.

Por outro lado, por serem “8 ou 80”, quando encontram uma pessoa que concebem como especial, defendem o relacionamento com unhas e dentes e podem idealizar a relação.

Muitos eufóricos acabam tendo vários namoros e, não raro, também vários casamentos. Uma característica é a de não se importarem tanto com diferenças de idade em relação a seus pares.

Tendem a ter uma vida sexual intensa. Alguns têm histórico de muitos parceiros ao longo da vida e também simultaneamente. A pouca cautela muitas vezes faz com que se descuidem e tenham relações sem os devidos cuidados quanto a doenças e gestações indesejadas.

O que podem melhorar

Os eufóricos em geral têm grande ativação mental, com a qual pode ser difícil de lidar, pois o excesso de energia os torna mais caóticos, instáveis e inclinados ao exagero. Assim, há uma sobrecarga para ser controlada.

Seu grande desafio é fazer com que as ideias se traduzam em fatos, ou seja, que sejam capazes de concretizar o que dizem que vão fazer.

Certas características do perfil eufórico geram sofrimento significativo. São pessoas que habitualmente resistem a buscar ajuda e a reconhecer os prejuízos em função dos excessos, mas podem obter muitas vantagens com a lapidação de seus pontos fracos através do Cíngulo.

Especialmente para aqueles que estejam enfrentando dificuldades de adaptação às relações ou ao ambiente profissional, é importante buscar maneiras de atenuar os traços mais problemáticos desse perfil, como impulsividade, ansiedade e irritabilidade. Infelizmente, mesmo sendo inteligentes, em função dessas características, o seu comportamento muitas vezes não faz jus à sua inteligência. 

A boa notícia é que atualmente existem várias técnicas rápidas e eficazes para o controle dos impulsos, das variações de humor e do comportamento de excessos no app Cingulo. É importante saber que elas ajudam sem diminuir o brilho natural dos eufóricos. 

Suplementos indicados 
 

As fórmulas Endura e Verve eu recomendo para todos os perfis, até mesmo porque não é comum haver efeitos adversos nem riscos com essa fórmulas. 

 

Seus efeitos em melhorar a saúde são mais notáveis em quem:

- tem 45 anos ou mais

- tem ou já teve algum transtorno mental (ansiedade, depressão, burnout...)

- está passando por estresse atualmente

ENDURA

Ashwagandha KSM-66 200 mg (extrato padronizado)

Juba de leão  300 mg

Como tomar: 1 cápsula de manhã e 1 cápsula de noite.

Tempo para fazer efeito: em poucos dias já se percebe melhora, mas leva 6-8 semanas para chegar no efeito máximo

 

Benefícios esperados

A Ashwagandha é um dos melhores suplementos para resiliência, vitalidade e sono de qualidade, além de reduzir ansiedade. Sugiro o extrato KSM-66 para resultados mais consistentes.

A Juba de leão é um agente neurotrófico (fortalece os neurônios), que auxilia na  atenção, na memória (inclusive recuperação cognitiva) e melhora o humor, além tornar a microbiota intestinal mais rica e saudável. 

 

VERVE

Curcuveil 100 mg

Magnésio treonato 150 mg

Picnogenol 150 mg

Zinco quelado 15 mg

 

Como tomar: 1 cápsula de noite

Tempo para fazer efeito: em poucos dias já se percebe melhora, mas leva 6-8 semanas para chegar no efeito máximo

Benefícios esperados

A potência terapêutica dessa combinação se deve:

  • ao extrato biotimizado de Cúrcuma, que é um dos grandes adaptogenos e tem excelente absorção (Curcuveil)

  • ao magnésio que mais entra no cérebro (treonato), sendo que a maioria de nós tem carência de magnésio

  • ao picnogenol, que é um extrato que melhora cognição, circulação, viscosidade de pele e função sexual

  • ao zinco, um mineral fundamental para humor, além de melhorar a saúde da pele e a imunidade.

  • todos eles são neuroprotetores por mecanismos diferentes

  • são muito seguros e bem tolerados.

Suplementos específicos para o perfil Eufórico

ZENITY  

Lavanda 150 mg

Passiflora 100 mg

Teanina 100 mg

Como tomar: 1 a 2 cápsulas à noite. 

 

Tempo para fazer efeito: em 1 ou 2 dias já se percebe melhora, mas leva 2-4 semanas para chegar no efeito máximo. Pode valer a pena dobrar a dose à noite para experimentar.   

 

Benefícios esperados

A combinação de Lavanda, Passiflora e Teanina oferece uma abordagem natural para o alívio da ansiedade e do estresse, além de promover um sono melhor. A Lavanda é valorizada por suas propriedades calmantes e por melhorar a qualidade do sono. A Passiflora produz um relaxamento profundo, sendo eficaz contra a ansiedade e a insônia. Por outro lado, a Teanina ajuda a reduzir a tensão ao mesmo tempo em que melhora a concentração e bem-estar.

Juntas, estas substâncias criam um efeito complementar e sinérgico ao atuarem por mecanismos diferentes. Todos são muito seguros e bem tolerados.

Considere também associar:

- para estabilização do humor, melhora da impulsividade e da irritabilidade: Orotato de Lítio 10 a 20 mg por dia, tomar à noite ou dividir manhã e noite (boas marcas são Kal e Weiland, comprar na internet). Essa formulação é segura e bem tolerada e não deve ser confundida com o carbonato de lítio. 

- se houver insônia, desconfiança e/ou aceleração do humor: Flunarizina 10 a 30 mg à noite (boas marcas são Vertix e Flunarin, comprar em farmácias) - pode causar alguma sedação e algumas pessoas ganham 1-3 kg em 2-3 meses, mas é seguro. 

 

ONDE COMPRAR
A farmácia TAVE é a que indico (e onde compro os meus suplementos) porque eles já fazem essas formulações combinadas (basta encomendar). E também porque é a melhor combinação de qualidade, preço e experiência do cliente que encontrei até agora.

Eles enviam para todo o Brasil, o atendimento flui bem e eu confio com base no que conheci deles e também na resposta dos meus pacientes (e minha). O WhatsApp da TAVE é 11 96314-8733.

 

Mas fique à vontade para comprar onde quiser. Por isso coloquei a formulação especificada.

 

Recomendação: se couber no orçamento, é melhor pedir 2 ou 3 meses de tratamento para facilitar o frete e poupar tempo e dinheiro.

bottom of page