Perfil Disfórico
Abaixo está a descrição do perfil. Se você se identificar com a maioria das suas características, logo após você vai encontrar os suplementos que mais podem lhe trazer benefícios.
Pessoa intensa, ansiosa e perspicaz
Quem tem o perfil disfórico tem uma natureza intensa, dramática e criativa. Pode ter sentimentos positivos e negativos quase que simultaneamente.
Períodos de desânimo e temor rapidamente se alternam com excitação, agitação, tensão ou irritabilidade. O conflito entre seus desejos e medos se expressa como momentos de impulsividade intercalados com atitudes retraídas.
Essa complexidade confunde as pessoas ao redor, já que é difícil prever seus sentimentos, pensamentos e comportamentos.
Os disfóricos se destacam por uma visão particular do mundo. A variedade de emoções com que experimentam a vida faz com que percebam os fatos a partir de vários prismas.
A autoestima também oscila entre fases confiantes e outras inseguras, se caracterizando por uma “constante inconstância”. A complexidade de sentimentos faz com que se autoavaliem ora de modo positivo, ora de modo negativo.
Frente a frustrações é comum algum comportamento em excesso no terreno do prazer, como compras, festas, drogas (cigarro e bebida, principalmente) e/ou comida (principalmente doces) na tentativa de recuperarem o bem-estar.
Nesses momentos, também podem falar muito (muitas vezes ao telefone) para tentar desaguar os sentimentos ruins, ou ficar em um estado de baixa energia e dormindo bastante.
Os disfóricos são sensíveis ao ambiente e, quando abalados, reagem com respostas emocionais imediatas e fortes. A mistura de sentimentos positivos e negativos se reflete também no padrão de pensamento do tipo “tudo ou nada”.
São ótimos debatedores e sabem usar seu tom dramático ao seu favor. Suas opiniões são fortes e, em discussões, nem o melhor dos argumentos consegue demovê-los de suas ideias. Sua mente aguçada o torna um bom defensor de suas ideias.
Os disfóricos costumam sofrer críticas sobre seu jeito de ser e de pensar. Geralmente reagem mal a isso, guardam rancor e se afastam.
Em contrapartida, em ambientes em que se sentem seguros e com pessoas que aceitam seu estilo, tendem a acrescentar bastante às relações, divertindo-se e oferecendo novos pontos de vista.
Quando gostam de algo, as pessoas com a perfil disfórico geralmente “se atiram de cabeça” na atividade e aprendem rapidamente.
Depois de algum tempo, podem se desinteressar, especialmente quando não há mais novidades e desafios. Desde a escola é comum terem alguma dificuldade de concentração e atenção quando não é claro o sentido da atividade.
No trabalho
No trabalho, tendem a se dar melhor em ambientes menos controlados e com regras mais flexíveis.
Prezam muito pela autonomia e liberdade para fazerem as coisas do seu jeito. Por isso, as funções em que se adaptam com mais naturalidade são aquelas em que podem deixar o seu estilo transparecer.
É importante serem desafiados e estimulados para que não se entediem. Só então podem usar sua perspicácia para descobrir as causas dos problemas e propor soluções.
Sua força está em iniciar projetos e atividades, mas em execuções de longo prazo tendem a se desgastar mais do que os outros.
Quando têm prazos, muitas vezes deixam tudo para a última hora. Não é de surpreender se no currículo houver muitas mudanças de trabalho, de áreas de interesse ou de lugares onde já morou.
Nos momentos em que sentem confiança e segurança, apresentam bons níveis de atividade e criatividade.
Estilo de vida
A tensão que acompanha esse perfil determina alguns comportamentos comuns entre os disfóricos: um estilo de dirigir mais agressivo e uso de palavrões no dia a dia.
Não é raro que tenham hábitos ligados à ansiedade, como estalar os dedos e roer unhas. Como tendem a apresentar dificuldades para se desligar dos problemas, relaxar no fim do dia pode ser mais demorado para essas pessoas.
Muitos disfóricos têm o hábito de dormir tarde, principalmente entre os 14 e 26 anos de idade. Uma característica curiosa é que, em média, consomem mais refrigerantes do tipo cola (como Coca-Cola) do que a maioria das outras pessoas.
Relações pessoais
O convívio social dos disfóricos também reflete seu padrão turbulento e instável. Assim como podem ser muito sociáveis, interessantes e cativantes, podem ter reações desproporcionais e suas opiniões fortes causam desconforto. Gostam de ironias e podem ter um senso de humor picante.
Nas relações íntimas, os vínculos afetivos podem se desgastar em função dessa reatividade, tendência a reclamações, imposições e cobranças.
Têm a propensão a desenvolver relações que começam no padrão “tudo de bom” e com o tempo se transformam em amor e ódio. Isso pode gerar uma maior rotatividade de relacionamentos.
Quando se sentem traídos ou desconsiderados, costumam ser vingativos, seja de forma aparente ou velada.
Episódios de explosividade, raiva, desconfiança e possessividade costumam ter um preço alto nos relacionamentos amorosos dos disfóricos.
Quando se importam com uma pessoa, não medem esforços para agradá-la e podem ser extremamente bondosos e agradáveis. Nesses momentos, doam grande parte do seu tempo para essa relação, em alguns casos em detrimento de si mesmos.
Com o tempo, o desenvolvimento da maturidade nas relações permite aflorar seu lado mais divertido. Quando se unem a pessoas mais estáveis, que promovem a harmonia, os disfóricos colaboram com uma “pitada de pimenta”.
O que podem melhorar
Sua reatividade emocional costuma gerar uma dose significativa de sofrimento para si e para os outros ao redor. A lapidação dos seus traços mais disfuncionais traz grandes benefícios.
Os disfóricos podem contar com várias técnicas e ferramentas do app Cíngulo. Por sua própria conta, podem reduzir a turbulência emocional, raiva, tensão e ansiedade, gerando um estado de maior bem-estar.
Você pode baixar o Cíngulo em seu celular para resolver as questões emocionais que mais atrapalham a sua vida e se aprimorar pelo autoconhecimento.
Suplementos indicados
As fórmulas Endura, Zananda e Verve eu recomendo para todos os perfis, mas você também pode escolher os que mais se encaixam com as suas necessidades. Não é comum haver efeitos adversos e não há riscos significativos com essas fórmulas.
Seus efeitos em melhorar a saúde são mais notáveis em quem:
- tem 45 anos ou mais
- tem ou já teve algum transtorno mental (ansiedade, depressão, burnout...)
- está passando por estresse atualmente
ENDURA
Juba de leão 400 mg
Cordiceps sinensis 100 mg
Como tomar: começar com 1 cápsula de manhã por 1 semana e depois passar para 2 cápsulas de manhã (é raro acontecer, mas se atrapalhar o sono, voltar para 1 cápsula por dia).
Tempo para fazer efeito: em poucos dias já se percebe melhora, mas leva 6-8 semanas para chegar no efeito máximo
Benefícios esperados
A Juba de leão é considerado o mais eficaz agente neurotrófico (fortalecimento de neurônios), o que auxilia na atenção, na memória (inclusive recuperação cognitiva de pessoas que tiveram lesões cerebrais ou depressão prolongada) e melhora o humor, além tornar a microbiota intestinal mais rica e saudável.
Abaixo uma figura mostrando neurônios sem (à esquerda) e com a juba de leão (à direita) mostrando robustos efeitos neurotróficos.
O Cordiceps sinensis promove energia e resistência, melhora a imunidade e retarda o envelhecimento.
Essa combinação favorece o desempenho de qualidade ao longo do dia inteiro e seus efeitos são cumulativos.
ZANANDA
Ashwagandha KSM-66 300 mg (extrato padronizado)
Relora 200 mg
Como tomar: 1 a 2 cápsulas à noite.
Tempo para fazer efeito: em poucos dias já se percebe melhora, mas leva 6-8 semanas para chegar no efeito máximo
Benefícios esperados
A Ashwagandha é um dos melhores e mais bem estabelecidos suplementos para resiliência, vitalidade e, principalmente, sono de qualidade, além de reduzir ansiedade. Sugiro o extrato KSM-66 para resultados mais consistentes.
O Relora é voltado à redução da ansiedade, fadiga, insônia e compulsão alimentar por estresse, além de previnir neuroinflamação e regular o metabolismo.
Tomada à noite, essa combinação ajuda o organismo a reestabelecer o seu equilíbrio físico e mental, otimizando seus recursos energéticos para o dia seguinte.
VERVE
Curcuveil 100 mg
Magnésio treonato 150 mg
Picnogenol 150 mg
Zinco quelado 15 mg
Como tomar: 1 cápsula por dia (manhã ou noite)
Tempo para fazer efeito: em poucos dias já se percebe melhora, mas leva 6-8 semanas para chegar no efeito máximo
Benefícios esperados
A potência terapêutica dessa combinação se deve:
-
ao extrato biotimizado de Cúrcuma, que é um dos grandes adaptógenos (anti-estresse) e tem excelente absorção (Curcuveil)
-
ao magnésio que mais entra no cérebro (treonato), sendo que a maioria de nós tem carência de magnésio
-
ao picnogenol, que é um extrato que melhora cognição, circulação, viscosidade de pele e função sexual
-
ao zinco, um mineral fundamental para humor, além de melhorar a saúde da pele e a imunidade.
-
todos eles são neuroprotetores por mecanismos diferentes
-
são muito seguros e bem tolerados.
Suplementos específicos para o perfil Disfórico
ZENITY
Lavanda 150 mg
Passiflora 100 mg
Teanina 100 mg
Como tomar: 1 a 2 cápsulas à noite.
Tempo para fazer efeito: em 1 ou 2 dias já se percebe melhora, mas leva 2-4 semanas para chegar no efeito máximo. Pode valer a pena dobrar a dose à noite para experimentar.
Benefícios esperados
A combinação de Lavanda, Passiflora e Teanina oferece uma abordagem natural para o alívio da ansiedade e do estresse, além de promover um sono melhor. A Lavanda é valorizada por suas propriedades calmantes e por melhorar a qualidade do sono. A Passiflora produz um relaxamento profundo, sendo eficaz contra a ansiedade e a insônia. Por outro lado, a Teanina ajuda a reduzir a tensão ao mesmo tempo em que melhora a concentração e bem-estar.
Juntas, estas substâncias criam um efeito complementar e sinérgico ao atuarem por mecanismos diferentes. Todos são muito seguros e bem tolerados.
Se houver uma tendência mais depressiva, associar:
ENERJOY
Saffrin 88 mg
Zembrin 8 mg
Como tomar: 1 cápsula de manhã.
Tempo para fazer efeito: em duas semanas já se percebe melhora, mas leva 6-8 semanas para chegar no efeito máximo. Depois de 8 semanas, é possível dobrar a dose caso sinta necessidade. Avalie com o tempo se valeu a pena.
Benefícios esperados
O Saffrin e o Zembrin são ativos botânicos usados há séculos na medicina tradicional para elevar o humor, reduzir a ansiedade e tolerar melhor o estresse. Os estudos científicos demostraram que possuem mecanismos de ação semelhantes aos antidepressivos alopáticos, mas sem causar os seus efeitos adversos e com a vantagem extra de auxiliar na atenção e cognição.
São compostos seguros e muito bem tolerados.
ONDE COMPRAR
A farmácia TAVE é a que indico (e onde compro os meus suplementos) porque eles já fazem essas formulações combinadas (basta encomendar). E também porque é a melhor combinação de qualidade, preço e experiência do cliente que encontrei até agora.
Eles enviam para todo o Brasil, o atendimento flui bem e eu confio com base no que conheci deles e também na resposta dos meus pacientes (e minha). O WhatsApp da TAVE é 11 99551-2960.
Mas fique à vontade para comprar onde quiser. Por isso coloquei a formulação especificada.
Recomendação: se couber no orçamento, pedir 3 meses de tratamento facilita o frete e poupa tempo e dinheiro (+20% de desconto total).
AVISOS FINAIS
Apesar desses suplementos terem já uma boa base de evidência científica e de tempo de uso clínico, nenhuma abordagem tem garantia de eficácia e nem é totalmente isenta de riscos. Aos contrário de muitas medicações alopáticas que tendem a amortecer os sentimentos, os suplementos ajudam o organismo a se regular e se equilibrar. No entanto, para muitos casos, principalmente os de maior gravidade, as medicações alopáticas (antidepressivos, estabilizadores de humor e antipsicóticos) são bastante úteis e até necessárias, e para isso é necessário fazer o acompanhamento com psiquiatra.
Nos casos de gestação, é recomendada a suspensão dos suplementos.