Consultas e palestras

O Dr. Diogo Lara realiza somente consultas online pontuais (geralmente o tratamento completo é de no máximo 4 consultas) que incluem:

  • avaliação diagnóstica voltada para as causas do sofrimento psíquico

  • sessão de AIM (Abordagem Integrada da Mente), uma espécie de “cirurgia da mente” 

  • revisão de medicação tradicional (antidepressivos, ansiolíticos, estabilizadores de humor e antipsicóticos) e orientação para redução gradual e retirada após o tratamento

  • sugestão de outras medicações se for o caso

  • prescrição de atividades para fazer após a consulta

Detalhamento e instruções

Trata-se de um modelo de atendimento voltado para a resolução rápida, profunda e completa de casos independente do diagnóstico (depressão, bipolaridade tipo II, transtornos de ansiedade, TOC, TEPT...) com exceção de esquizofrenia, transtorno de humor bipolar tipo I e autismo.

 

É frequente a resolução do quadro principal já na primeira ou segunda sessão, inclusive para casos refratários ao tratamento convencional (terapias e medicações convencionais, ECT…). Por isso o limite de quatro consultas, mas outros profissionais podem ser indicados para dar seguimento.

A primeira consulta dura cerca de 2 horas e tem o custo de 2400 reais. As demais consultas são 1900 reais. 

Por cautela, é recomendado não agendar compromissos nas horas seguintes à consulta (fase “pós-cirúrgica”).

Para agendar sua consulta, entre em contato pelo e-mail suzana@conhecer.me ou pelo WhatsApp 11.98604.8608.

Palestras

Para palestras em empresas e eventos, assim como sessões de Cirurgia da Mente para grupos fechados (incluindo empresas) com Dr. Diogo Lara, o contato também é com a Suzana pelo e-mail suzana@conhecer.me ou pelo WhatsApp 11.98604.8608.

Trajetória

Diogo Lara (50) é médico psiquiatra formado pela UFRGS (1997), neurocientista, ex-professor titular da PUCRS, escritor e palestrante. Autor dos livros “Temperamento Forte e Bipolaridade” e “Imersão – um romance terapêutico” (mais de 100 mil cópias vendidas) e de 158 artigos científicos internacionais, com destaque para seu trabalho pioneiro integrando a visão de temperamento na psiquiatria. 

 

Ser psiquiatra, neurocientista e um aficionado pelo comportamento humano não o protegeu de desenvolver um quadro depressivo após um trauma grave em 2010.

 

​Durante sua trajetória de cura, vivenciou e aprendeu diversas abordagens de terapia que lhe trouxeram benefícios que nem imaginava serem possíveis.

 

Nos seus pacientes, esses métodos atuaram nas causas dos problemas, possibilitando a retirada das suas medicações à medida que se curavam emocionalmente. Além da base científica e da experiência como terapeuta, a Abordagem Integrada da Mente, uma espécie de "Cirurgia da Mente” vem do conhecimento acumulado na sua própria jornada de recuperação, assim como de anos de psicoterapia, cursos de formação e vivências em retiros.

É sócio-fundador e criador dos conteúdos do aplicativo Cíngulo de Terapia Guiada, que traduz a sua caminhada e experiência como terapeuta em um processo fácil, prático e acessível de autoconhecimento.

TEMPERAMENTO FORTE.jpg

TEMPERAMENTO FORTE E BIPOLARIDADE: DOMINANDO OS ALTOS E BAIXOS DE HUMOR (2004 - Ed. Saraiva

Esse foi o livro que trouxe o tema da Bipolaridade à tona no Brasil em 2004.

O temperamento forte é um ponto em comum dos grandes aventureiros, artistas, empreendedores, revolucionários, e também dos boêmios, malandros, compradores e comedores compulsivos e abusadores de drogas. Quando ocorrem alterações de humor oscilações entre os polos da euforia e da tristeza, passando por agressividade, apatia ou ansiedade caracteriza-se então a bipolaridade. Este livro mostra a influência do temperamento e do humor em nossa vida, ajudando a reconhecer e resolver as situações em que o humor desafina, sai do tom. Serve ainda como um alerta ao uso excessivo de antidepressivos e psicoestimulantes, tão prescritos atualmente, além de questionar nosso estilo de sociedade. Versão atual revisada.

Livros

TEMPERAMENTO E HUMOR.jpg

TEMPERAMENTO E HUMOR: UMA ABORDAGEM INTEGRADA DA MENTE (2012 - ed. Código da Mente)

Esse livro resume 10 anos de pesquisa científica do Dr. Diogo Lara enquanto pesquisador do CNPq e da PUCRS. Apresenta uma nova maneira de integrar o temperamento, o humor, os transtornos psiquiátricos e os diferentes tratamentos em um só modelo integrativo. 

Ao invés de avaliar as pessoas pelos seus sintomas, a proposta é mirar a natureza emocional do paciente e, a partir daí, a conexão e a compreensão mais amplas ajudam a tomar decisões acertadas quanto à estilo de vida e tipos de tratamento. Esse livro foi e tem sido bastante influente na psiquiatria brasileira, conquistando centenas de adeptos para uma visão mais humana e integral da psiquiatria. 

nova capa imersão.png

Imersão - um romance terapêutico (Ed. Harper-Collins, 2018)

Aos 36 anos, Amanda se achava uma mulher bem-resolvida. Com a carreira estabelecida como médica, se preparava para dar uma pausa no trabalho e engravidar quando descobriu a traição do marido. Depois de um ano de terapia e tratamento com antidepressivos, continuava abalada e desesperançosa. Decidida a tomar um rumo radical, Amanda parte para um seminário intensivo em um castelo na Escócia que prometia revolucionar o modo de se relacionar consigo mesma. É neste cenário que conhece Mike, um terapeuta que utiliza técnicas inovadoras de cura emocional em uma viagem profunda de autodescoberta. Após seis dias de imersão, ninguém sairá o mesmo – inclusive o leitor que decidir mergulhar na história e se entregar a essa proposta inovadora de autoconhecimento com uma narrativa literária como pano de fundo.

Atividade acadêmica e Profissional

1989 - Ingresso na Faculdade de Medicina da UFRGS aos 17 anos em 8o lugar. 

1992 - Estágio de 16 meses no Institute of Psychiatry.- Londres dos 20 aos 21 anos. 

1997 - Formatura em Medicina e ingresso no Doutorado em Bioquímica (1o. lugar)

1998 - Ingresso na Especialização em Psiquiatria no Hospital de Clínicas de Porto Alegre

2000 - Forma-se psiquiatra e Ph.D com louvor. 

2001 a 2016 - Professor e pesquisador da PUCRS - 155 artigos publicados em revistas científicas internacionais (clique aqui para ver a lista), 8013 citações científicas, índice H=51 (isto é, 51 artigos tiveram mais de 51 citações), orientador de 24 mestrados e doutorados. 

2004 - Publica o livro Temperamento Forte e Bipolaridade ( +100.000 cópias vendidas)

2012 - Inicia pesquisa de usos inovadores com quetamina sublingual. 

2014 - Formação fases 1, 2 e 3 em Brainspotting

2012 - Inicia aplicação clínica de cogumelos mágicos. 

2016 até hoje - sócio-fundador do Cíngulo - app de terapia guiada, atuando como produtor dos conteúdos

2016 até hoje - criação da AIM e cursos de formação para terapeutas (mais 700 terapeutas já formados).

2018 - Publica o livro "Imersão - um romance terapêutico" pela Ed. HarperCollins (+20.000 cópias vendidas)

2020 - Figura na lista dos top 2% cientistas mais influentes do mundo, com mais de 8 mil citações. Leia aqui.

Principais vivências pessoais de autoconhecimento

2009 - 12 dias no Osho Meditation Resort/Ashram em Puna, India

2010-2012 - Cerca de 50 de sessões de EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing)

2011 - Meditação Vipassana de S.N. Goenka (10 dias em silêncio, 12 horas de meditação por dia) em Puna, India

2012 e 2014 - 2 retiros de Tantra com Paula Fernanda (4 dias cada)

2013 - Congresso teórico/prático The Evolution of Psychotherapy (Milton Erickson Institute) e estudo de 220 horas de aulas gravadas do congresso. 

2013 a 2015 - Cerca de 130 horas de sessões de terapias neoreichianas com a psicóloga Luciana Nadal e formação de 60 horas em terapias neorechianas. 

2015 - Vivência Intensiva de 5 dias com David Grand (Brainspotting) em Brasília 

2016 a 2018 - Integrante do movimento Guerreiros do Coração (encontros mensais de 3 horas e retiros)

2018 - Meditação não-dual - Loch Kelly

2016 até hoje - terapia semanal com a psicóloga Marcia Bertuol (Análise Transacional e Experiência Somática)

De 2010 até hoje - pelo menos 500 horas de autoprocessamento de memórias

2016 a 2021 - elaboração de todo o conteúdo do app Cíngulo de terapia guiada a partir de seus estudos, experiências clínicas e vivências pessoais (cerca de 50 horas de conteúdo elaborado com alto rigor de qualidade).

2021 - retiro de abertura espiritual na natureza (1 semana) na Costa Rica com 5 cerimônias.