top of page
Captura de Tela 2024-01-20 às 17.52.55.png

Perfil Melancólico

​Abaixo está a descrição do perfil. Se você se identificar com a maioria das suas características, logo após você vai encontrar os suplementos que mais podem lhe trazer benefícios.

 

Pessoa realista, preocupada e conservadora

Quem tem a personalidade melancólica se destaca pela visão mais realista dos fatos.

Os melancólicos fazem avaliações e projeções de situações difíceis com mais precisão e maior índice de acerto.

Não se deixam iludir por suas próprias fantasias e devaneios. Sua natureza de aversão a riscos leva maior vantagem quando o ambiente está em crise.

Em outras palavras, os melancólicos se preocupam muito mais em não perder do que em ganhar. No entanto, muitas vezes recuam precocemente em resposta a um mínimo estímulo negativo.

Não investem em possibilidades que não lhes pareçam garantidas. Em decorrência do pessimismo e da insegurança, geralmente são os últimos a voltar a investir seus recursos depois de passada uma fase de crise.

Seu nível de criatividade e transcendência são mais baixos do que a média. Essas características decorrem da idealização, de fantasia sobre o futuro e de abertura para o novo, que são pouco expressas nos melancólicos.

Valorizam demais os problemas e consideram a realização de tarefas mais difícil do que realmente é. Assim, facilmente sentem desânimo, desmotivação, tristeza e sensações de incapacidade e insuficiência.

Muitas pessoas desse perfil não receberem suficiente carinho e atenção quando criança e/ou passaram por repetidas experiências que os machucaram emocionalmente.

 

No trabalho

Em uma sociedade que cada vez exige mais iniciativa e proatividade, pelo menos nas questões profissionais, os melancólicos ficam em descompasso.

Pela baixa força de vontade e pouco prazer nas atividades, as pessoas com esse perfil podem abandonar os estudos mais precocemente que os outros do seu nível social.

Os trabalhos a que mais se ajustam são os de baixa intensidade, com poucas novidades e baixo nível de desafios. Geralmente se adaptam melhor a funções em que trabalham para alguém.

Muitos têm uma natureza servil e dedicada, que é muito adaptativa para alguns tipos de atividades.

Podem ser produtivos e importantes dentro de equipes que os estimulem e saibam usar essas suas capacidades.

Se por um lado carecem de criatividade e arrojo, por outro se conformam bem à realidade e podem ser bons executores do mundo real.

Mesmo quando são importantes em suas funções, têm dificuldades em pedir aumento de salário ou promoções.

Estilo de vida

Os melancólicos são mais reservados e pacatos, com poucos hobbies e convívio social mais restrito.

Tendem a gostar de atividades rotineiras e de baixa intensidade física, como assistir televisão. Geralmente não se interessam por praticar esportes e se percebem sem grandes dons artísticos, como para a dança e a música.

Vários evitam dirigir, mas quando o fazem, tende a ser de maneira cautelosa, respeitando regras e cometendo poucas infrações de trânsito.

Preferem um estilo de vestir mais conservador, com frequente predileção por tons escuros. As mulheres desse perfil usam pouca maquiagem e perfume, e se interessam pouco por acessórios como óculos de sol, relógios, bolsas e sapatos.

Relações pessoais

Nas relações, a personalidade melancólica pode dificultar o estabelecimento de vínculos afetivos, mas depois de feitos, tendem a ser duradouros. Esse é um perfil de pessoas devotadas, cuidadosas e dedicadas ao outro.

O que pode atrapalhar é a autoestima baixa. Constantemente duvidam dos seu valor e de suas qualidades.

Muitas vezes se tornam dependentes das pessoas que lhes são mais próximas, prejudicando a sua capacidade de se perceberem como indivíduos independentes.

Como é comum que se sintam desconectados do mundo, agarram-se a essas poucas relações para se sentirem pertencentes ao ambiente.

Por desconfiarem de suas capacidades, frequentemente precisam da aprovação dos demais.

Também podem deixar de investir verdadeiramente em relacionamentos afetivos por achar que os outros vão se desinteressar à medida que o conhecerem mais profundamente.

Em outros casos, a convicção de que serão enganados ou abandonados os faz evitar uma maior aproximação afetiva. Assim, não é de surpreender que tenham um histórico de poucos namoros e parceiros sexuais.

Um maneira comum de terem uma companhia em que confiem é cuidar de animais de estimação.

Dificuldades na interação com os demais e de motivação para sair de casa têm determinado que, hoje em dia, muitos melancólicos se relacionem preferencialmente através da internet e de redes sociais.

O que podem melhorar

Embora muitos consigam contornar suas dificuldades e ter um desempenho satisfatório, algumas características desse perfil geram sofrimento significativo.

É muito importante investirem no seu desenvolvimento emocional.

 

A favor da personalidade melancólica está o fato de ser receptiva à ideia de precisar de ajuda, embora muitas vezes precise ser estimulada a isso em um primeiro momento.

Existem diversas técnicas comprovadamente efetivas e disponíveis no Cíngulo para melhorar sua autoestima, sua energia, suas crenças e superar seus medos.

Pelo app Cíngulo você pode resolver as questões emocionais que mais atrapalham a sua vida e se aprimorar pelo autoconhecimento.

Suplementos indicados 
 

As fórmulas Endura e Verve eu recomendo para todos os perfis, até mesmo porque não é comum haver efeitos adversos nem riscos com essa fórmulas. 

 

Seus efeitos em melhorar a saúde são mais notáveis em quem:

- tem 45 anos ou mais

- tem ou já teve algum transtorno mental (ansiedade, depressão, burnout...)

- está passando por estresse atualmente

ENDURA

Ashwagandha KSM-66 200 mg (extrato padronizado)

Juba de leão  300 mg

Como tomar: 1 cápsula de manhã e 1 cápsula de noite.

Tempo para fazer efeito: em poucos dias já se percebe melhora, mas leva 6-8 semanas para chegar no efeito máximo

 

Benefícios esperados

A Ashwagandha é um dos melhores suplementos para resiliência, vitalidade e sono de qualidade, além de reduzir ansiedade. Sugiro o extrato KSM-66 para resultados mais consistentes.

A Juba de leão é um agente neurotrófico (fortalece os neurônios), que auxilia na  atenção, na memória (inclusive recuperação cognitiva) e melhora o humor, além tornar a microbiota intestinal mais rica e saudável. 

 

VERVE

Curcuveil 100 mg

Magnésio treonato 150 mg

Picnogenol 150 mg

Zinco quelado 15 mg

 

Como tomar: 1 cápsula à noite

Tempo para fazer efeito: em poucos dias já se percebe melhora, mas leva 6-8 semanas para chegar no efeito máximo

Benefícios esperados

A potência terapêutica dessa combinação se deve:

  • ao extrato biotimizado de Cúrcuma, que é um dos grandes adaptogenos e tem excelente absorção (Curcuveil)

  • ao magnésio que mais entra no cérebro (treonato), sendo que a maioria de nós tem carência de magnésio

  • ao picnogenol, que é um extrato que melhora cognição, circulação, viscosidade de pele e função sexual

  • ao zinco, um mineral fundamental para humor, além de melhorar a saúde da pele e a imunidade.

  • todos eles são neuroprotetores por mecanismos diferentes

  • são muito seguros e bem tolerados.

Suplementos específicos para o perfil Melancólico

ENERJOY 

Saffrin 88 mg

Zembrin 8 mg

Como tomar: 1 cápsula de manhã. 

 

Tempo para fazer efeito: em duas semanas já se percebe melhora, mas leva 6-8 semanas para chegar no efeito máximo. Depois de 8 semanas, é possível dobrar a dose caso sinta necessidade. Avalie com o tempo se valeu a pena. 

Benefícios esperados

O Saffrin e o Zembrin são ativos botânicos usados há séculos na medicina tradicional para elevar o humor, reduzir a ansiedade e tolerar melhor o estresse. Os estudos científicos demostraram que possuem mecanismos de ação semelhantes aos antidepressivos alopáticos, mas sem causar os seus efeitos adversos e com a vantagem extra de auxiliar na atenção e cognição.

São compostos seguros e muito bem tolerados. 

 

Se houver ansiedade e/ou insônia, considerar tomar:

ZENITY  

Lavanda 150 mg

Passiflora 100 mg

Teanina 100 mg

Como tomar: 1 a 2 cápsulas à noite. 

 

Tempo para fazer efeito: em 1 ou 2 dias já se percebe melhora, mas leva 2-4 semanas para chegar no efeito máximo. Pode valer a pena dobrar a dose à noite para experimentar.   

 

Benefícios esperados

A combinação de Lavanda, Passiflora e Teanina oferece uma abordagem natural para o alívio da ansiedade e do estresse, além de promover um sono melhor. A Lavanda é valorizada por suas propriedades calmantes e por melhorar a qualidade do sono. A Passiflora produz um relaxamento profundo, sendo eficaz contra a ansiedade e a insônia. Por outro lado, a Teanina ajuda a reduzir a tensão ao mesmo tempo em que melhora a concentração e bem-estar.

Juntas, estas substâncias criam um efeito complementar e sinérgico ao atuarem por mecanismos diferentes. Todos são muito seguros e bem tolerados.

ONDE COMPRAR
A farmácia TAVE é a que indico (e onde compro os meus suplementos) porque eles já fazem essas formulações combinadas (basta encomendar). E também porque é a melhor combinação de qualidade, preço e experiência do cliente que encontrei até agora.

Eles enviam para todo o Brasil, o atendimento flui bem e eu confio com base no que conheci deles e também na resposta dos meus pacientes (e minha). O WhatsApp da TAVE é 11 96314-8733.

 

Mas fique à vontade para comprar onde quiser. Por isso coloquei a formulação especificada.

 

Recomendação: se couber no orçamento, é melhor pedir 2 ou 3 meses de tratamento para facilitar o frete e poupar tempo e dinheiro.

bottom of page