top of page
volatil.jpg

Perfil Volátil

​Abaixo está a descrição do perfil. Se você se identificar com a maioria das suas características, logo após você vai encontrar os suplementos que mais podem lhe trazer benefícios.

 

Pessoa criativa, dispersa e desapegada

Quem tem o perfil volátil foge do padrão. Esse perfil facilita uma visão desprendida e livre do que é preconcebido.

O pensamento menos comprometido com normas e regras facilita o surgimento de visões originais que, muitas vezes, podem ser o ponto de partida para mudanças.

Quando crianças, os voláteis podem passar por dificuldades para cumprir o que os pais e professores determinam (ex.: deveres de casa). Mais tarde, podem falhar em fazer o que eles próprios se propõem, muitas vezes minando sua autoconfiança.

Não se adaptam bem para resolver problemas cotidianos. É comum se perceberem menos competentes, inteligentes e talentosos que as outras pessoas. Com isso, a autoestima das pessoas de perfil volátil é predominantemente baixa e instável.

Por levarem mais tempo para amadurecer, costumam ter uma dependência prolongada dos pais em questões afetivas e financeiras.

A falta de foco e organização pode prejudicar seu desempenho na escola e no trabalho.

Alguns carregam uma sensação de que não têm as rédeas de suas vidas: ao olharem para trás, percebem que tomaram rumos mais ao acaso ou por iniciativa dos outros do que por decisões próprias.

No trabalho

Gostam de atividades mais descontraídas, que envolvam o engajamento do corpo e da criatividade.

Profissionalmente podem ter dificuldades de adaptação pela pouca disciplina, impulsividade, baixo senso de responsabilidade ou mudanças de interesse.

Tendem a abandonar cursos e projetos com maior facilidade que a maioria.

Conseguem ter satisfação em suas conquistas, sem se pressionar a buscar sempre mais. Costumam ser pouco competitivos e pouco ameaçadores no ambiente de trabalho, colaborando para um clima mais leve e descontraído.

Por sentirem menos o peso da necessidade como estímulo para agir, muitas vezes deixam as coisas para a última hora, quando o grau de urgência gera a “adrenalina” que ajuda na execução.

Estilo de vida

Em geral, as pessoas com a perfil volátil têm uma imaginação fértil, não ficam presas a regras e apresentam uma abertura natural para novas ideias. Por isso, não é raro “lançarem moda”.

Muitos voláteis mantêm atividades paralelas ao trabalho, como música ou teatro, empenhando-se sem que haja necessariamente um interesse financeiro.

 

Normalmente os voláteis fazem planos superficiais para o futuro, vivendo o presente. Por serem movidos a gratificações imediatas, costumam se destacar mais em atividades de curto prazo.

Tendem a ser pessoas informais, desapegadas e naturalmente flexíveis, com relativa facilidade de adaptação às mudanças.

Os voláteis podem se entregar mais intensamente para algumas experiências subjetivas, como interpretar uma música, deixar-se levar por uma experiência artística ou curtir uma paisagem bonita.

Seu tipo mental ajuda a pessoa a “viajar” em ideias mais abstratas e a gostar de assimetrias e imperfeições que dão naturalidade ao produto final.

Essa característica de um pensamento mais livre, com convicções menos rígidas e conservadoras, facilita se envolver com diferentes crenças religiosas ou ideologias.

Procuram experimentar formas menos tradicionais de cuidados à saúde, como florais, homeopatias e acupuntura. Em busca de uma maior capacidade de autocontrole e concentração, alguns voláteis aderem a técnicas como yoga e meditação.

Pessoas com o perfil volátil costumam ter dificuldade em manter bons hábitos, como:

  • não fumar: têm uma maior chance de fumar ocasionalmente, mas normalmente não fumam em grandes quantidades;

  • não roer unhas;

  • ter uma alimentação saudável: consomem bastante refrigerante, sendo frequente o excesso ou grandes variações de peso;

  • fazer exercícios físicos: são pouco adeptos a praticá-los com regularidade.

Essas características, aliadas ao imediatismo, fazem com que se submetam a mais tratamentos estéticos e cirurgias plásticas do que as outras pessoas.

 

Costumam ser desorganizados na administração de suas finanças, sendo comum gastarem sem planejamento prévio e depois ficarem sem dinheiro ou pagando dívidas.

A pouca cautela em situações de risco físico determina que muitos tenham várias cicatrizes pelo corpo. No trânsito, a desatenção pode lhes custar algumas multas ou acidentes, geralmente de pequenas repercussões.

É comum estarem atrasados para seus compromissos por um mau planejamento do tempo. Tendem a dormir mais tarde e a ter dificuldades para acordar pela manhã, podendo até trocar o dia pela noite em alguns períodos da vida.

Muitos gostam de navegar na internet e de jogar videogame, pois são atividades que apresentam vários estímulos simultâneos, com resultados rápidos e mudanças constantes de foco.

Como suas experiências negativas tendem a ficar pouco marcadas em suas memórias, os voláteis podem demorar a aprender com os próprios erros.

É comum relatarem adversidades na infância. Alguns relatam a ausência de um cuidador que propiciasse orientação, limites ou conselhos.

Relações pessoais

O perfil volátil pode facilitar o contato afetivo inicial com as outras pessoas, mas não garante a manutenção e a profundidade das relações mais significativas.

Alguns voláteis acreditam ter muitos defeitos e, por isso, não seriam dignos de amor e respeito. Também é frequente acharem que os outros se afastarão quando os conhecerem verdadeiramente, dificultando que as relações se aprofundem.

Aqueles que se sentem aceitos pelo grupo tendem a ser bastante queridos pelos demais, pois sua maneira mais lúdica de encarar as coisas os torna socialmente atraentes por tornar a convivência mais leve e divertida.

Nesses casos, até mesmo suas distrações, inconstâncias e esquecimentos são tolerados por serem compreendidos como características e não como descaso.

Nos namoros e casamentos são comuns as queixas quanto a descuidos, falta de percepção dos problemas e atrasos costumeiros. Quanto mais metódico, rígido e disciplinado é o outro, maiores as dificuldades de adaptação do casal.

Em contrapartida, as pessoas com o perfil volátil tendem a ser pouco críticas e estão sempre dispostas a uma brincadeira e a fugir da rotina, tornando a relação mais interessante.

Por serem menos conservadores e pouco preconceituosos, podem apresentar comportamento sexual mais liberal.

O que podem melhorar

A falta de disciplina, a distração e a impulsividade podem sabotar seu progresso pessoal, tanto no nível de amadurecimento psicológico, como na obtenção de bons resultados e conquistas.

Por isso, é importante buscar maneiras de atenuar as características mais disfuncionais desse perfil em quem ainda não estiver bem adaptado ao seu ambiente.

Desenvolver estratégias para aumentar o foco e a concentração, ajudar a concluir tarefas e a cumprir compromissos é extremamente útil. Essas mudanças são possíveis com o uso do aplicativo Cíngulo, a sua terapia guiada.

 

Você pode baixar o Cíngulo em seu celular para resolver as questões emocionais que mais atrapalham a sua vida e se aprimorar pelo autoconhecimento.

Suplementos indicados 
 

As fórmulas Endura e Verve eu recomendo para todos os perfis, até mesmo porque não é comum haver efeitos adversos nem riscos com essa fórmulas. 

 

Seus efeitos em melhorar a saúde são mais notáveis em quem:

- tem 45 anos ou mais

- tem ou já teve algum transtorno mental (ansiedade, depressão, burnout...)

- está passando por estresse atualmente

ENDURA

Ashwagandha KSM-66 200 mg (extrato padronizado)

Juba de leão  300 mg

Como tomar: 1 cápsula de manhã e 1 cápsula de noite.

Tempo para fazer efeito: em poucos dias já se percebe melhora, mas leva 6-8 semanas para chegar no efeito máximo

 

Benefícios esperados

A Ashwagandha é um dos melhores suplementos para resiliência, vitalidade e sono de qualidade, além de reduzir ansiedade. Sugiro o extrato KSM-66 para resultados mais consistentes.

A Juba de leão é um agente neurotrófico (fortalece os neurônios), que auxilia na  atenção, na memória (inclusive recuperação cognitiva) e melhora o humor, além tornar a microbiota intestinal mais rica e saudável. 

 

VERVE

Curcuveil 100 mg

Magnésio treonato 150 mg

Picnogenol 150 mg

Zinco quelado 15 mg

 

Como tomar: 1 cp de noite

Tempo para fazer efeito: em poucos dias já se percebe melhora, mas leva 6-8 semanas para chegar no efeito máximo

Benefícios esperados

A potência terapêutica dessa combinação se deve:

  • ao extrato biotimizado de Cúrcuma, que é um dos grandes adaptogenos e tem excelente absorção (Curcuveil)

  • ao magnésio que mais entra no cérebro (treonato), sendo que a maioria de nós tem carência de magnésio

  • ao picnogenol, que é um extrato que melhora cognição, circulação, viscosidade de pele e função sexual

  • ao zinco, um mineral fundamental para humor, além de melhorar a saúde da pele e a imunidade.

  • todos eles são neuroprotetores por mecanismos diferentes 

  • são muito seguros e bem tolerados.

Suplemento específico para o perfil Volátil

NEURAXIS 

Saffrin 88 mg

Zembrin 8 mg

Bacopa monnieri 300 mg

Como tomar: 1 cp de manhã. 

 

Tempo para fazer efeito: em duas semanas já se percebe melhora, mas leva 6-8 semanas para chegar no efeito máximo. Depois de 8 semanas, é possível dobrar a dose caso sinta necessidade, e avalie com o tempo se valeu a pena. 

Benefícios esperados

O Saffrin e o Zembrin são ativos botânicos usados há séculos na medicina tradicional para elevar o humor, reduzir a ansiedade e tolerar melhor o estresse. Os estudos científicos demostraram que possuem mecanismos de ação semelhantes aos antidepressivos alopáticos, mas sem causar os seus efeitos adversos e com a vantagem extra de auxiliar na atenção e cognição.

A Bacopa monnieri é reconhecido pelos seus efeitos em melhorar a memória, a concentração, a aprendizado e a clareza mental, com vários estudos comprovando sua eficácia, sem induzir insônia como ocorre com psicoestimulantes. 

São compostos seguros e muito bem tolerados. 

Se houver ansiedade e/ou insônia, considerar tomar:

ZENITY  

Lavanda 150 mg

Passiflora 100 mg

Teanina 100 mg

Como tomar: 1 a 2 cápsulas à noite. 

 

Tempo para fazer efeito: em 1 ou 2 dias já se percebe melhora, mas leva 2-4 semanas para chegar no efeito máximo. Pode valer a pena dobrar a dose à noite para experimentar.   

 

Benefícios esperados

A combinação de Lavanda, Passiflora e Teanina oferece uma abordagem natural para o alívio da ansiedade e do estresse, além de promover um sono melhor. A Lavanda é valorizada por suas propriedades calmantes e por melhorar a qualidade do sono. A Passiflora produz um relaxamento profundo, sendo eficaz contra a ansiedade e a insônia. Por outro lado, a Teanina ajuda a reduzir a tensão ao mesmo tempo em que melhora a concentração e bem-estar.

Juntas, estas substâncias criam um efeito complementar e sinérgico ao atuarem por mecanismos diferentes. Todos são muito seguros e bem tolerados.

 

ONDE COMPRAR
A farmácia TAVE é a que indico (e onde compro os meus suplementos) porque eles já fazem essas formulações combinadas (basta encomendar). E também porque é a melhor combinação de qualidade, preço e experiência do cliente que encontrei até agora.

Eles enviam para todo o Brasil, o atendimento flui bem e eu confio com base no que conheci deles e também na resposta dos meus pacientes (e minha). O WhatsApp da TAVE é 11 96314-8733.

 

Mas fique à vontade para comprar onde quiser. Por isso coloquei a formulação especificada.

 

Recomendação: se couber no orçamento, é melhor pedir 2 ou 3 meses de tratamento para facilitar o frete e poupar tempo e dinheiro.

bottom of page