top of page
ciclotimica.png

Perfil Ciclotímico

​Abaixo está a descrição do perfil. Se você se identificar com a maioria das suas características, logo após você vai encontrar os suplementos que mais podem lhe trazer benefícios.

 

Pessoa criativa, imprevisível e intensa

O perfil ciclotímico tem como marca a instabilidade emocional e a pluralidade de sentimentos.

Pessoas com esse perfil são bastante sensíveis e reagem fortemente ao ambiente, tanto aos estímulos positivos quanto aos negativos.

Quando abaladas, tendem a responder com emoções intensas, expressando primeiramente raiva e, mais tarde, tristeza e desânimo.

Por outro lado, quando recebem algum estímulo bom, rapidamente podem transformar esses sentimentos negativos em alegria.

Apresentam comportamentos muitas vezes imprevisíveis e extremistas, sendo comuns súbitas mudanças de interesse. Pessoas com esse perfil tendem a ser dramáticas e criativas.

O perfil ciclotímico é um mundo em si mesmo, que dá um tempero em diversos momentos. No entanto, o preço a pagar por esse fascinante colorido afetivo muitas vezes é alto.

Existem ciclotímicos predominantemente mais expansivos, explosivos e vibrantes, e outros mais ansiosos, retraídos e misteriosos.

Os seus fortes aspectos de instabilidade, intensidade e imprevisibilidade das reações emocionais se estendem para a maneira como veem e se relacionam com o ambiente.

Como a realidade é percebida através do filtro do humor, é como se os ciclotímicos usassem vários filtros diferentes. Assim, percebem diversas facetas de um mesmo evento e reagem de maneiras diferentes, até opostas, de acordo com o seu estado de ânimo.

Alternam momentos mais eufóricos, energéticos, cheios de desejos e fantasias, com fases mais para baixo, sem ânimo ou de mau humor. Essa “metamorfose ambulante” pode ser entendida como riqueza ou como inconstância.

A autoestima também passa por fases confiantes e outras inseguras. Nas fases baixas, podem fazer qualquer coisa para recuperar o bem-estar.

Geralmente recorrem a algum comportamento em excesso no terreno do prazer, como compras, festas, drogas (cigarro e bebida, principalmente) e/ou comida (mais doces). Em outros momentos podem ficar em um estado de baixa energia e dormindo muito.

 

No trabalho

Por serem emocionalmente intensos, os ciclotímicos têm dificuldades para dosar a influência das emoções em seu ambiente profissional. Especialmente quando têm alguma questão emocional não resolvida, apresentam dificuldades para manter o foco, principalmente nas atividades de dever.

Quando gostam de algum projeto, tendem a se empolgar e se dedicar de corpo e alma, mas à medida que a novidade se esvai e que surgem obstáculos ou atritos, não resistem ao desgaste natural e podem se desinteressar.

Em função dessa intensidade emocional, tendem a ter opiniões fortes e polarizadas, no estilo “8 ou 80”.

Os ciclotímicos se adaptam bem a trabalhos com horários atípicos e variáveis, em ambientes dinâmicos que agucem sua criatividade e deem liberdade para deixar seu jeito transparecer.

Pela baixa tolerância à frustração, rendem particularmente bem nas áreas de que realmente gostam. Insistir em funções que não lhes geram prazer, visando apenas ganhos financeiros e segurança no emprego, não tende a dar bons resultados para eles.

Seu rendimento profissional e constância nos empregos dependem bastante de se sentirem acolhidos e valorizados pelos chefes e colegas.

Em função da instabilidade, não é de surpreender se no currículo houver vários empregos, diferentes áreas de atuação e mudanças súbitas de interesse profissional.

Estilo de vida

É comum os ciclotímicos terem excessos comportamentais (ex.: chocolate), geralmente seguidos de culpa e remorso, quando emocionalmente abalados ou tensos com algum acontecimento.

Muitos ciclotímicos adoram ler, se expressam bem pela escrita e têm facilidade para idiomas. Boa parte dos artistas, em particular os poetas, têm algo dessas características.

Vários ciclotímicos são dados a “lampejos” ou “estalos” de criatividade e ideias inovadoras. Aqueles com mais capacidade de síntese e de concretização podem tirar grande proveito disso.

Gostam de usar o próprio corpo como forma de expressão através de tatuagens, piercings e cortes de cabelo. É frequente falarem de modo mais informal, com frequente uso de palavrões no dia a dia.

Nem sempre se adaptam a padrões preestabelecidos, tendo dificuldades para seguir regras. Também podem passar por fases de trocar o dia pela noite, com horários de dormir e acordar mais tardios e dificuldade para ter um bom funcionamento no período da manhã.

É comum terem passado por adversidades na infância, como abuso emocional (ex. ofensas, comparações), distância afetiva de algum dos pais e/ou ter sofrido bullying.

Relações pessoais

Costumam ter baixa tolerância à frustração, alta sensibilidade à rejeição e à crítica.

Sua autoestima é oscilante e dependente do ambiente, o que repercute na forma com que se relacionam.

O medo de abandono é um sentimento comum nos ciclotímicos. Podem sufocar o(a) parceiro(a) ou exigir demasiadas demonstrações de afeto, que provocam saturação e afastamento.

Ao perceberem que estão perdendo essas pessoas, atitudes impulsivas de desespero podem surgir. São mais propensos a se unir a outras pessoas que se aproveitam de forma abusiva da sua vulnerabilidade emocional.

Ao mesmo tempo em que sentem a necessidade de relacionamentos íntimos intensos, podem se atormentar por ideias de que serão traídos, desconfiando das intenções e reais motivações dos outros.

Esse conflito entre ter a necessidade de ter alguém próximo e pensar que podem lhe enganar é, em grande parte, responsável pela sua turbulência emocional e instabilidade nas relações.

Habitualmente são imediatistas e agem de forma impositiva e manipuladora para conseguir o que querem. Têm dificuldades para aceitar “não” como resposta e não se privam de reclamar até conseguirem o que querem.

Quando se unem a pessoas que entendem suas necessidades afetivas e conseguem lhes transmitir segurança sem deixar de dar limites, podem ser amigos ou companheiros extremamente afetivos e dedicados.

Fazem bom uso de sua criatividade e intensidade para dar uma pitada de novidade e emoção na relação.

Seguidamente desenvolvem relações que começam no padrão “tudo de bom” e com o tempo se transformam em amor e ódio. Assim, habitualmente têm maior número de relacionamentos, alguns curtos, outros no formato “tapas e beijos” com separações e reconciliações.

Podem desenvolver relações em que a pessoa amada é colocada acima de todas as coisas, sentindo que não teriam como viver sem ela. Isso faz com que sintam ciúmes exagerados do outro, gerando atitudes que podem criar sérios atritos.

 

A intensidade afetiva pode ir além das relações com outras pessoas. Ligações fortes com animais de estimação também são características desse perfil.

O que podem melhorar

Apesar da sua criatividade e rica natureza emocional, os ciclotímicos habitualmente têm mais prejuízos do que benefícios com seu jeito de ser.

As variações nos níveis de energia e a hipersensibilidade emocional os deixa exageradamente suscetíveis às mudanças do ambiente.

A constante luta entre seus desejos e medos geram momentos de impulsividade intercalados com outros de retração e remorso. Esse padrão variado de sentimentos, pensamentos e comportamentos gera grande sofrimento interno, além de problemas nas relações e na vida prática.

A lapidação de algumas dessas características pode trazer grandes benefícios ao seu bem-estar emocional. É importante passarem por um processo de reconfiguração da sua história pessoal para superar contextos difíceis que tenham vivido.

Para isso, podem contar com o aplicativo Cíngulo. Lá também encontrarão muitas técnicas e ferramentas para atenuar a hipersensibilidade emocional, a reatividade exagerada do humor, as variações de energia e os excessos comportamentais.

Um aspecto dos ciclotímicos é que habitualmente se entregam aos processos de aperfeiçoamento pessoal e conseguem valorizar cada mudança para melhor.

Suplementos indicados 

As fórmulas Endura e Verve eu recomendo para todos os perfis, até mesmo porque não é comum haver efeitos adversos nem riscos com essa fórmulas. 

 

Seus efeitos em melhorar a saúde são mais notáveis em quem:

- tem 45 anos ou mais

- tem ou já teve algum transtorno mental (ansiedade, depressão, burnout...)

- está passando por estresse atualmente

ENDURA

Ashwagandha KSM-66 200 mg (extrato padronizado)

Juba de leão  300 mg

Como tomar: 1 cápsula de manhã e 1 cápsula de noite.

Tempo para fazer efeito: em poucos dias já se percebe melhora, mas leva 6-8 semanas para chegar no efeito máximo. Pode ser melhor para o perfil ciclotímico tomar 3 cápsulas por dia (2 de manhã e 1 de noite). 

 

Benefícios esperados

A Ashwagandha é um dos melhores suplementos para resiliência, vitalidade e sono de qualidade, além de reduzir ansiedade. Sugiro o extrato KSM-66 para resultados mais consistentes.

A Juba de leão é um agente neurotrófico (fortalece os neurônios), que auxilia na  atenção, na memória (inclusive recuperação cognitiva) e melhora o humor, além tornar a microbiota intestinal mais rica e saudável. 

 

VERVE

Curcuveil 100 mg

Magnésio treonato 150 mg

Picnogenol 150 mg

Zinco quelado 15 mg

 

Como tomar: 1 cápsula de noite

Tempo para fazer efeito: em poucos dias já se percebe melhora, mas leva 6-8 semanas para chegar no efeito máximo

Benefícios esperados

A potência terapêutica dessa combinação se deve:

  • ao extrato biotimizado de Cúrcuma, que é um dos grandes adaptogenos e tem excelente absorção (Curcuveil)

  • ao magnésio que mais entra no cérebro (treonato), sendo que a maioria de nós tem carência de magnésio

  • ao picnogenol, que é um extrato que melhora cognição, circulação, viscosidade de pele e função sexual

  • ao zinco, um mineral fundamental para humor, além de melhorar a saúde da pele e a imunidade.

  • todos eles são neuroprotetores por mecanismos diferentes

  • são muito seguros e bem tolerados.

Suplementos específicos para o perfil Ciclotímico

ZENITY  

Lavanda 150 mg

Passiflora 100 mg

Teanina 100 mg

Como tomar: 1 a 2 cápsulas à noite. 

 

Tempo para fazer efeito: em 1 ou 2 dias já se percebe melhora, mas leva 2-4 semanas para chegar no efeito máximo. Pode valer a pena dobrar a dose à noite para experimentar.   

Benefícios esperados

A combinação de Lavanda, Passiflora e Teanina oferece uma abordagem natural para o alívio da ansiedade e do estresse, além de promover um sono melhor. A Lavanda é valorizada por suas propriedades calmantes e por melhorar a qualidade do sono. A Passiflora produz um relaxamento profundo, sendo eficaz contra a ansiedade e a insônia. Por outro lado, a Teanina ajuda a reduzir a tensão ao mesmo tempo em que melhora a concentração e bem-estar.

Juntas, estas substâncias criam um efeito complementar e sinérgico ao atuarem por mecanismos diferentes. Todos são muito seguros e bem tolerados.

Se houver uma tendência mais depressiva, associar:

ENERJOY 

Saffrin 88 mg

Zembrin 8 mg

Como tomar: 1 cápsula de manhã. 

 

Tempo para fazer efeito: em duas semanas já se percebe melhora, mas leva 6-8 semanas para chegar no efeito máximo. Depois de 8 semanas, é possível dobrar a dose caso sinta necessidade. Avalie com o tempo se valeu a pena. 

Benefícios esperados

O Saffrin e o Zembrin são ativos botânicos usados há séculos na medicina tradicional para elevar o humor, reduzir a ansiedade e tolerar melhor o estresse. Os estudos científicos demostraram que possuem mecanismos de ação semelhantes aos antidepressivos alopáticos, mas sem causar os seus efeitos adversos e com a vantagem extra de auxiliar na atenção e cognição.

São compostos seguros e muito bem tolerados. 

Considere também associar:

- para estabilização do humor, melhora da depressão e da irritabilidade:  Orotato de Lítio 10 a 20 mg por dia (tomar à noite - boas marcas são Kal e Weiland, comprar na internet). Essa formulação é segura e bem tolerada e não deve ser confundida com o carbonato de lítio. 

 

ONDE COMPRAR
A farmácia TAVE é a que indico (e onde compro os meus suplementos) porque eles já fazem essas formulações combinadas (basta encomendar). E também porque é a melhor combinação de qualidade, preço e experiência do cliente que encontrei até agora.

Eles enviam para todo o Brasil, o atendimento flui bem e eu confio com base no que conheci deles e também na resposta dos meus pacientes (e minha). O WhatsApp da TAVE é 11 96314-8733.

 

Mas fique à vontade para comprar onde quiser. Por isso coloquei a formulação especificada.

 

Recomendação: se couber no orçamento, é melhor pedir 2 ou 3 meses de tratamento para facilitar o frete e poupar tempo e dinheiro.

bottom of page