Sobre

 

Sou Diogo Lara, médico psiquiatra, neurocientista, ex-professor universitário, escritor e palestrante. Um aficionado pelo comportamento humano e suas emoções.

Em 1997 concluí a graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especializei-me em Psiquiatria e realizei o Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica)  também pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Desde então os trabalhos com pesquisa não cessaram. Fui pesquisador do CNPQ e Professor Titular da Faculdade de Biociências da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), orientador dos cursos de pós-graduação em Biologia Celular e Molecular e de Medicina da PUCRS até 2016. Nessa trajetória somam-se mais de 140 artigos científicos publicados em revistas internacionais na área de neurociência com estudos sobre temperamento, transtornos de humor e neurobiologia do comportamento, assim como dezenas de mestrados e doutorados orientados.

Em 2009 meu grupo de pesquisa elaborou um site de pesquisa chamado www.temperamento.com.br. São mais de 100.000 pessoas que responderam de forma anônima cerca de 1000 perguntas variadas sobre comportamento. Esse banco de dados tem possibilitado avanços significativos na área de psicologia e comportamento.

Além dos artigos publicados, o livro “Temperamento Forte e Bipolaridade” foi lançado em 2004 e até hoje foram vendidos mais de 70.000 exemplares. Em 2012 lancei o livro “Temperamento e Humor: uma abordagem da mente”, que apresenta o temperamento como um sistema autorregulável.

E o mais recente livro Imersão – um romance terapêutico aborda o tema da autoestima por um prisma muito diferente do usual, usando a narrativa literária como pano de fundo para fazer o leitor sentir o impacto das novas técnicas de processamento de memórias que geram impactos rápidos e profundos.

Também sou um dos sócio-fundadores do Cíngulo, um aplicativo de autoconhecimento para promover a saúde emocional.