Livros

Imersão: Um Românce Terapêutico

Amanda é uma endocrinologista bem sucedida que se preparava para ter filhos, quando foi traída por seu marido. Depois de terapia e antidepressivos sem conseguir dar a volta por cima, ela parte para um seminário intensivo em um pequeno castelo na Escócia que irá mudar o seu modo de ver a vida.

Você se juntará a ela e seus colegas para aprender sobre o excesso de sensibilidade emocional a críticas e rejeição, a necessidade de agradar e não desagradar, assim como a tendência a se culpar, se criticar demais e se sentir carente. Essas são características da autoestima frágil, fenômeno muito mais comum do que a autoestima baixa. Esse romance detalha a incrível jornada de Amanda junto ao seu facilitador Mike, um terapeuta experiente que trabalha com técnicas inovadoras de alto impacto. Não há como não sair transformado ao ler essa envolvente história.

Saiba mais sobre o livro em www.autoestima.me.

Adquira o ebook ou o livro impresso.


livro_01Temperamento e humor: uma Abordagem Integrada da Mente. Editora Código da Mente.

Nesse livro, o temperamento e o humor são apresentados como o sistema operacional básico da mente, que funciona segundo princípios universais. A visão do temperamento como um sistema autorregulável fornece um mapa para entender os transtornos psiquiátricos, assim como serve de guia para intervenções terapêuticas buscando restaurar níveis ótimos das emoções e da cognição. Contrastando com modelos categóricos inflacionários e voltados para a doença, este é um modelo sintético e que concebe a saúde da mente como ponto de partida e de chegada. Sua concepção e aplicação visa aprimorar a ciência e a prática clínica em psicologia e psiquiatria.


livro_02Temperamento Forte e Bipolaridade: Dominando os Altos e Baixos do Humor. Editora Saraiva.

Este é um livro que foge com felicidade às regras. Trata de um dos maiores temas psiquiátricos da atualidade, o transtorno bipolar, objeto de estudo de clínicos e pesquisadores mundo afora. Aqui, o enfoque é novo: parte da análise de algo que parecia esquecido na psiquiatria moderna, o temperamento, e examina a bipolaridade à luz desta questão.

As descrições clínicas são feitas de forma coloquial, e as indicações terapêuticas de maneira acessível aos leigos. Este é um livro pessoal, em que o autor analisa o tema como psiquiatra e como ser humano, e expõe, de maneira clara e amena, seus pontos de vista. Assim, pode ser lido com proveito, e sem dúvida com prazer, tanto por psiquiatras como por leigos, e muito particularmente pelos bipolares.

Constitui também material de reflexão para sociólogos e quem mais estiver interessado na estrutura da sociedade atual, que o autor qualifica, com razões, como bipolar. Há relatos ilustrativos de aspectos temperamentais de figuras do mundo das artes e dos esportes, e interessantes especulações sobre sua relação com a bipolaridade.